Elmar apresenta relatório e vereadores elogiam dimensão do trabalho realizado

por André da Silva Figueiredo publicado 19/02/2020 11h51, última modificação 19/02/2020 11h51
Escola do Legislativo de Marabá já é referência de atuação no Estado do Pará

Como acontece anualmente, a ELMAR (Escola do Legislativo de Marabá) apresentou um relatório das atividades que foram desenvolvidas pela entidade no ano 2019 e também fez uma projeção das ações que serão desenvolvidas em 2020.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, explicou que a escola possuiu um plano estratégico de trabalho que visa promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo através de avanços educacionais, para formação política, cidadã e profissionalizante dos agentes do Poder Legislativo.

Ressaltou que a ELMAR pretende ser reconhecida e valorizada enquanto departamento de formação, capacitação e pesquisa dentro da Câmara Municipal de Marabá, na oferta de educação legislativa e busca ser referência no sudeste paraense. “Atuamos em quatro eixos, pluralidade e heterogeneidade; respeito às institucionalidade e a impessoalidade; às normas e regulamentações da administração pública e a diversidade e interdisciplinaridade nos debates promovidos”, explicou Gabriela.

Em seguida, a representante da Escola do Legislativo expôs as principais atividades desenvolvidas, como programas de fomento à cultura, através de saraus, exposições e clube da leitura e formação de servidores. Também foram realizados os projetos “Conhecendo a Constituição em Miúdos”, “Sua Fala tem Voz” e “Conhecendo o Poder Legislativo”. “Nosso programa carro chefe, que iniciou a ELMAR, foi o Câmara Mirim, por meio de uma ideia proposta ainda em 1998 pelo vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, de instituir o ‘Vereador por um dia’. Dessa forma, trouxemos a proposição do vereador e desenvolvemos o projeto para quer alunos tivessem a oportunidade de atuação durante um ano no projeto Câmara Mirim”, recorda.

Em 2019, o Câmara Mirim realizou a sua 4ª legislatura, com a participação de 28 vereadores mirins de sete escolas públicas. Em 2020, o projeto vai para o quinto ano de existência, já com uma boa relação consolidada com a Secretaria Municipal de Educação e escolas.

Por fim, a diretora da ELMAR pediu que os vereadores incentivem os servidores a participem das formações, que ajudam na atuação e assessoria parlamentar. “Recebemos mais de 1.000 alunos no projeto Visite a Câmara, atraindo escolas, universidades, e outros públicos que nos visitam”.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, considerou que o trabalho desenvolvido pela ELMAR é uma referência, e traz grandes ganhos à sociedade de uma forma geral, e não apenas ao Poder Legislativo. Para ele, a Escola do Legislativo tem sido modelo a ser seguido por outras câmaras vizinhas e tem contribuído para levar conhecimento e educação para diversos públicos.

Miguelito disse estar muito feliz em ter sido o idealizador de um projeto dessa natureza, que trabalha com os jovens, levando conhecimento. Para ele, a Escola é muito importante para desenvolver projetos que dão visibilidade e investimento ao cidadão. “Tenho muito orgulho de ter pensado nesse projeto, focado em crianças e adolescentes da nossa sociedade”.

Irismar Melo foi outra que elogiou o trabalho da Escola do Legislativo e disse que já conversou com a diretora da ELMAR, Gabriela Silva, para a implantação de um novo projeto a ser desenvolvido pela entidade em 2020, o “Elas na política”.

O vice-presidente da Câmara, vereador Ilker Moraes, também reconheceu que o trabalho desenvolvido pela equipe é muito bom e sugeriu a implantação, pela Escola do Legislativo, a Tribuna Livre, para fazer com que a sociedade participe cada vez mais do debate político em nossa cidade.