Elmar celebra seis anos de educação cidadã em Marabá
Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de junho, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) comemorou seis anos de formação cidadã de adolescentes, jovens e adultos da comunidade local. Uma cerimônia realizada no Plenarinho da Câmara Municipal marcou essa trajetória, com lançamento de uma revista comemorativa e uma nova identidade visual da entidade, com a participação de dezenas de parceiros, como OAB, 4ª URE, Unama, Secretaria Municipal de Educação, Tribunal de Contas do Estado, entre outros.
O jovem Ryan Vinícius Silva, atual presidente do Parlamento Jovem, disse que a palavra que define sua participação no Parlamento Jovem é “honrado”. Em sua visão, alguns pensam que a educação está limitada à sala de aula. “A gente aprende também na participação em projetos tão relevantes quanto este. A equipe da Elmar tem um cuidado especial com a gente e isso é um diferencial para nós, estudantes”, testemunhou.
Miguel Gomes Filho, o Miguelito, relembrou que o embrião da Escola do Legislativo ocorreu em 1998, quando era presidente da Câmara e tentou realizar o projeto “Vereador por um dia”. Em 2015, ele foi efetivado e, posteriormente, com idealização de Luciano Lacerda e Gabriela Silva, nasceu a Escola do Legislativo. “O Pedrinho Corrêa, atual presidente, é um modernizador das ideias, dos projetos, o que é sensacional para a Câmara Municipal. Ele aparelhou a Elmar e a fez se tornar referência em Marabá e em outros municípios e Estados”, disse Miguelito.
Ele também falou da relevância da formação de jovens para a política, num futuro próximo, como está fazendo a Escola do Legislativo.
Vitória Miranda Alves, primeira presidente do Projeto Câmara Mirim, relembra de sua atuação como líder do projeto, em 2015, e como aquilo ajudou a forjar o que ela é hoje. “Acho incrível esse projeto para que os jovens saibam como é o processo legislativo. Cresci no meio político e sei que não é fácil. A gente consegue ver que há pessoas que têm dom para isso, ajudando outras pessoas da comunidade”.
José Valter Filho, representante do TCE-PA, disse que o Tribunal de Contas do Estado sente-se honrado em participar desse projeto, em parceria com a Escola do Legislativo, ajudando na educação de jovens sobre a aplicação dos recursos públicos. “Essa Casa do Povo está de parabéns. Sou de João Pessoa e quando um parente vem me visitar, sempre trago à Câmara porque a gente vê o cuidado que esse espaço tem por parte de seus gestores”.
Gabriela Silva, presidente da Elmar, relembrou a trajetória da Escola do Legislativo e como nasceu esse projeto, que se tornou posteriormente Departamento da Câmara, ajudando a fortalecer a imagem deste Poder junto à sociedade.
“Parece que foi ontem que tudo começou. A primeira vez que ouvi falar em Escola do Legislativo e estudei sobre o assunto, foi amor à primeira vista. Formada em Letras com Mestrado em linguística, minha paixão pela docência falou mais alto, fiquei extremamente feliz ao vislumbrar a possibilidade de a Câmara de Marabá trabalhar com educação no ambiente legislativo”, relembra ela.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, elogiou o colega Miguelito, a quem considera um dos mais experientes parlamentares do Estado e que todos os vereadores e servidores da Câmara de Marabá aprenderam algo com ele. Agradeceu e parabenizou Gabriela Silva, diretora da Elmar, por sua dedicação ao Parlamento. “Não é só dedicação, tem amor envolvido nesse projeto e no seu trabalho na Câmara de Marabá”, elogiou.
Pedrinho Corrêa também disse que o futuro presidente da Câmara terá grande desafio de fazer com que a Escola do Legislativo e todos os outros departamentos do Legislativo continuem crescendo, tanto internamente como na prestação de serviços à comunidade.
O presidente também agradeceu aos parceiros da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal, os quais têm colaborado na discussão dos projetos e na formação de jovens. “Sem vocês a gente não teria realizado um trabalho tão relevante”, enalteceu.