Elmar diploma empossa 36 novos vereadores mirins 2023

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 11/04/2023 12h35, última modificação 11/04/2023 13h01

Na manhã desta segunda-feira, 10 de abril, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou cerimônia de diplomação e posse dos 36 novos vereadores mirins 2023, que representam 9 escolas públicas e privadas da cidade.

O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, com a participação do presidente da Câmara, Alecio Stringari, dos vereadores Márcio do São Félix e Aerton Grande, além do diretor da 4ª Unidade Regional de Educação, Magno Barros; professora Regina Célia Batista, representante da Secretaria Municipal de Educação; Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara de Nova Ipixuna; e Gabriela Silva, coordenadora executiva da Elmar.

Também prestigiaram a posse representantes de várias entidades, como Unama, Conselho Estadual da Mulher, Unifesspa, diretores de escolas públicas e privadas, entre outras.

As escolas participantes este ano são as municipais Dinalva Gomes de Arruda, Maria Amélia Soares, Odílio da Rocha Maia, Pedro Peres Fontenele, Irmã Theodora, Izaura de Fátima Noceti, e as particulares Centro de Educação Globo, Centro de Educação Botinho Encantado e Centro de Educação Cristo Rei.

O presidente da CMM, Alecio Stringari, parabenizou o empenho das escolas e dos gestores que atuam com seriedade para que os alunos se insiram na sociedade por meio de projetos como o Câmara Mirim. “É importante vermos a participação dos pais, preocupados com o futuro de seus filhos. O processo educativo é lento, do dia a dia, mas dá bons frutos”, disse ele.

O vereador Márcio do São Félix elogiou os pais, que trabalham unidos à escola para desenvolver projetos educativos e enalteceu a Elmar por iniciar mais uma etapa da formação de crianças por meio do Câmara Mirim. “Aqui eles vão vivenciar os grandes desafios, fazendo parte de um Poder Legislativo”.

Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara de Nova Ipixuna, disse que o Parlamento de sua cidade está aprendendo com a Elmar sobre a educação política realizada em Marabá. “Parabéns por darem sequência a esse projeto tão importante para a comunidade”, elogiou.

A professora Regina Célia Batista, coordenadora do segmento de 6º ao 9º ano da SEMED, disse que é preciso manter a discussão de cidadania nas escolas, o que ajuda no processo educacional da rede municipal de ensino. “São 36 estudantes que terão oportunidade de trabalhar nesse projeto ao longo do ano, aprendendo direitos e deveres dos cidadãos. As leis estão aí, mas a cidadania é desenvolvida com ações”, ressaltou.

Magno Barros, diretor da 4ª URE, disse que sempre que vem à Câmara fica empolgado com o trabalho desenvolvido pela Elmar. Para ele, as pessoas participam pouco da vida política e os estudantes vão aprender, na prática, como funciona o ambiente político na cidade por meio do Câmara Mirim. “Vamos ter uma sociedade melhor com ações como esta, porque a educação precisa transformar as pessoas. Não há nada melhor do que aprender fazendo, como ocorre aqui. Tenho certeza que a legislatura desses meninos e meninas será relevante”.

Gabriela Silva agradeceu ao presidente da Câmara, Alecio Stringari, por dar continuidade aos projetos da Elmar. Ela explicou que a Escola do Legislativo vai trabalhar este ano somente com crianças de 10 a 16 anos, por meio do Câmara Mirim. Em 2024 volta com o Parlamento Jovem, alternando a cada ano os dois projetos.

Ela lembrou o processo de eleição ocorrido este ano, com quatro vereadores eleitos em cada uma das nove escolas que estão integradas ao projeto. “Ganhamos validação no município porque os educadores acreditaram. Em novembro deste ano, teremos crianças mais engajadas e preparadas para discutir política”, prevê.

A presidente eleita pelos colegas para o Câmara Mirim é Bianca da Silva Raiol, da Escola Izaura de Fátima Noceti.

Link para download das fotos:https://cutt.ly/X7YiLuq