Elmar e Procuradoria da Mulher realizam a 5ª edição do Elas na Política

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 10/10/2025 13h10, última modificação 10/10/2025 13h10

 

Capacitar mulheres para disputar, apoiar e influenciar a política local. Esse é o eixo da 5ª edição do Elas na Política, projeto criado em 2019 a partir de solicitação da ex-vereadora Irismar Melo e promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher. A edição de 2025 acontece nos dias 9 e 10 de outubro, com uma programação que combina palestras sobre o cenário político, trocas de informações, dinâmicas interativas e outras atividades práticas.
A coordenadora-executiva da Escola do Legislativo de Marabá, Gabriela Silva, explica que a iniciativa é uma resposta institucional para ampliar a presença feminina em todas as frentes da política, de cargos eletivos a assessorias. “O objetivo principal desse projeto é formar mulheres para a caminhada política partidária. Sabemos que, ainda hoje, há uma desigualdade latente na esfera política, não só no Brasil, mas em nível mundial, onde os homens são a maioria quase absoluta. Precisamos mudar essa realidade, e o que estamos fazendo agora será de extrema importância para a construção de um futuro diferente na história política feminina”, afirmou Gabriela.
Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ilker Moraes, reforçou a urgência de ampliar o protagonismo feminino na política contemporânea. Para ele, a democracia só se realiza plenamente quando há equilíbrio na ocupação dos espaços públicos. “Os espaços de decisão política precisam ser mais ocupados pelas mulheres. Infelizmente, ainda não vivemos essa realidade, mas estamos criando mecanismos para torná-la presente em nosso cotidiano. A Procuradoria Especial da Mulher, juntamente com a Escola do Legislativo, tem feito um trabalho brilhante nesse sentido. Ver este grande número de mulheres aqui, inclusive de outros municípios, me deixa muito contente e firme na ideia de que estamos plantando, de maneira correta, uma semente que trará bons frutos futuramente”, ressaltou.
Em primeiro mandato, a vereadora Maiana Stringari (PDT), também secretária adjunta da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo marabaense, destacou o impacto direto de formações como esta na trajetória de mulheres que querem ingressar ou se qualificar na política. Para ela, continuidade e escala são essenciais para mudar o quadro atual: “Estamos aqui porque acreditamos na força da mulher e no quanto a figura feminina pode contribuir no mundo político. Aqui em Marabá, temos apenas 4 vereadoras no parlamento, de um total de 21. Se ampliarmos essa análise para o cenário nacional, esse número é ainda menor. Acabei de sair de um processo eleitoral e sei o quanto foi difícil me eleger. Nossas mulheres precisam de mais oportunidades, e este curso é um passo importante para isso.”
A programação também contou com a participação da ex-vereadora e atual vice-prefeita de Nova Ipixuna, Rosineide Silva (PSB), reconhecida como Professora Neide. Defensora histórica da igualdade de gênero, ela vê no projeto um caminho concreto para abrir portas e sustentar a presença feminina em decisões que têm impacto social. “Sou professora por formação e, durante o tempo em que estive em sala de aula, defendi a ideia de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada na igualdade de gênero. Atualmente, enquanto representante pública, posso colocar em prática o que sempre reivindiquei quando lecionava: uma sociedade igualitária, em que as mulheres possam ocupar espaços que lhes são de direito, inclusive no mundo político. Entretanto, mesmo diante de tantos avanços, tenho consciência de que ainda não é o bastante, e precisamos avançar ainda mais. Precisamos de oportunidades, e capacitações como esta nos proporcionam isso”, pontuou.
Com atuação permanente na valorização do gênero feminino dentro e fora do Parlamento, a Procuradoria Especial da Mulher mobilizou sua equipe para garantir a execução do evento e o alcance do objetivo central: capacitar e inserir novas lideranças femininas no eixo político. A coordenadora Cláudia Araújo resume o espírito da iniciativa: “A mulher, por si só, já é uma vencedora, e esse espírito precisa estar presente na política, contribuindo para que a equidade de gênero se torne uma realidade em nossa sociedade. Tenho certeza de que, daqui, sairão muitas ideias que poderão melhorar a vida das pessoas e, mais especificamente, das nossas queridas mulheres.”
Integrantes da Procuradoria, Gilmara Neves e Luana Bastos também celebraram a nova edição, sublinhando o efeito multiplicador das formações. Gilmara afirmou: “Em nosso país, temos mulheres capacitadas, com um potencial político gigantesco, precisando apenas de encorajamento e oportunidade. Esperamos, neste curso, proporcionar isso a essas queridíssimas.” Já Luana avaliou: “Temos aqui mulheres de diversas cidades da região, todas com o mesmo propósito: dar sua contribuição no mundo político. Estamos no caminho certo, e nossa voz será ouvida e ecoará.”
A plateia reuniu servidores da Casa de Leis e representantes da sociedade civil, inclusive de cidades vizinhas. Entre os destaques da programação, a palestra ministrada pela deputada e procuradora titular da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará, Paula Titan (MDB), reforçou a mensagem central do encontro: é preciso aumentar o número de mulheres no cenário político regional, e isso passa, necessariamente, por formação contínua, redes de apoio e oportunidades reais de participação.