Elmar e SENAC promovem palestra sobre atendimento humanizado para servidores da CMM

por André da Silva Figueiredo publicado 22/10/2021 14h18, última modificação 22/10/2021 14h18

No mês do Servidor Público (outubro), a Escola do Legislativo trouxe para os colaboradores da Câmara Municipal de Marabá uma palestra abordando o “Atendimento Humanizado no Setor Público”. A formação ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 22, numa uma parceria com o SENAC, que enviou a formadora Silvana Miranda para realizar a palestra.
Ela abordou a excelência no atendimento ao cidadão, que precisa sempre ser melhorado e destacou que as pessoas não precisam pensar em oferecer algo bom só depois que fizer um curso, participar de uma palestra ou terminar faculdade. “O bom atendimento deve ser conquistado a cada dia, com contribuição de colegas e, também, se aprende com o cidadão que está sendo atendido”, destacou.
Na visão de Silvana, quando se fala em atendimento, é necessário pensar, também, no cliente interno, os colegas de trabalho, porque todos devem trabalhar em conjunto. “Os departamentos se completam e devemos ampliar o atendimento humanizado. Às vezes, conversamos mais com colega que está na mesa ao lado do que com pessoas de nossa família”.
Sugeriu reflexão sobre como pensar a prestação de serviços no âmbito do setor público e abordou os princípios do bom atendimento. “Atendimento é uma dança. Cada pessoa que chega até mim para atendimento, preciso usar um ritmo diferente, de acordo com cada cliente. Com um, uso usar valsa, com outro samba, um terceiro RAP, e por aí vai”.
Ela também abordou a importância de o servidor público primar pela ética no local de trabalho e, também, no atendimento ao cliente que chega ao órgão em busca de informação ou solução para seu problema. “Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo”, disse ela.
Silvana também destacou a relevância de escutar as reclamações de colegas de trabalho e cidadãos que chegam para atendimento. “Olhe nos olhos da pessoa e evite interrupções. Procure entender o seu sentimento e demonstre isso; depois, avalie e retire o melhor para qualificar seu trabalho”, disse a palestrante.