Elmar inicia trabalhos com palestra sobre marketing político e redes sociais

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 14/03/2024 13h18, última modificação 14/03/2024 13h18

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Escola do Legislativo de Marabá realizou solenidade de abertura dos trabalhos para 2024, com participação de centenas de estudantes, educadores e vários convidados. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Alecio Stringari, da coordenadora-executiva da Elmar, Gabriela Silva.

Também participaram da mesa de abertura Alda Dantas, coordenadora de comunicação da Assembleia Legislativa do Pará e Rafael Laredo, secretário regional do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE).

O presidente Alecio Stringari parabenizou as pessoas que participam das ações educativas da Escola do Legislativo, que oferece formação para estudantes, professores e muitas outras pessoas da comunidade. “Quem aprende são vocês, que vêm aqui adquirir conhecimento. Em 2024, teremos grandes eventos, com muitos aprendizados. Espero que possamos ter um bom proveito e que os alunos aprendam e possam ter um bom encontro”, destacou o presidente.

Alecio observou que as discussões de interesse do município de Marabá passam pelas sessões e comissões da Câmara Municipal, e reconhece que tudo isso nasce de uma geração mais politizada e consciente como cidadã.

A coordenadora Gabriela Silva observou que havia interesse, por parte dos políticos, de uma a capacitação e formação para servidores e cidadãos no âmbito político. “Conseguimos estender essa parceria na região, com outras câmaras da região, instalando suas escolas legislativas, mostrando uma preocupação cidadã”, lembrou Gabriela.

A coordenadora-executiva disse que a Elmar atua como ferramenta para o fortalecimento e integração do Poder Legislativo e a sociedade marabaense, por meio de diversos programas, contribuindo para o aprimoramento de vários segmentos da sociedade.

Rafael Laredo destacou que a Elmar tem o papel fundamental de dar oportunidade aos alunos para conhecer a sede do Poder Legislativo e, também, o que esse órgão realiza. “O TCE tem a função de zelar pela aplicação dos recursos públicos, para que sejam bem empregados. Então, quando a Escola do Legislativo forma melhores servidores e cidadãos, nos ajuda nesse trabalho de cuidar dos recursos públicos”, opinou.

Após a fala das autoridades, uma palestra sobre marketing político e as redes sociais em ano eleitoral foi apresentada por Alda Dantas e Rogério Paiva, jornalista e coordenador de mídias digitais da Alepa.

De forma didática e envolvente, com formato de talk show, os dois discutiram a relevância das redes sociais para fortalecer a imagem de políticos ou candidatos a cargo eletivo.

Os dois discorreram sobre a construção da imagem de um político, ressalvando que é extremamente importante ficar atento para apresentar o que ele é de verdade, mostrando vários exemplos de personalidades que conseguiram construir uma imagem nas redes sociais.

“A publicidade pode até vender um produto ruim, mas não consegue manter. E, cuidado, porque comprar seguidores e impulsionar publicação não é bom, é um risco”, alertou Rogério Paiva.

Alda Dantas disse que a empatia é a palavra chave para quem quer construir uma carreira política. “É necessário fazer um trabalho diário de construção de imagem para manter a reputação e a marca pessoal do político”, sintetizou ela.

Eles também abordaram sobre o uso de Inteligência Artificial em ambiente político e o cuidado que é preciso ter para usar a ferramenta ou acreditar naquilo que é produzido, observando o que a legislação eleitoral permite ou não. “Essa ferramenta não tem limite, precisamos ter cuidado porque vamos ver, daqui para frente, coisas inacreditáveis, com montagens que parecem reais”, disse Alda Dantas.