Elmar lança 5ª edição do “Constituição em Miúdos” com alunos de 10 escolas
Nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) fez o lançamento do Projeto Conhecendo a Constituição em Miúdos, com a participação de estudantes de dez escolas públicas da cidade, ao mesmo tempo em que reuniu autoridades representando entidades parceiras.
O evento contou com a participação dos vereadores Márcio do São Félix e Cristina Mutran, que enalteceram o trabalho pedagógico da Elmar e motivaram os estudantes a se empenharem em cada fase do projeto Constituição em Miúdos.
Também participaram da mesa de autoridades a educadora Regina Batista, representante da SEMED (Secretaria Municipal de Educação); Ieda Amorim, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Subseção da OAB de Marabá; Rafael Laredo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE); defensora pública Nara Fernandes; e Irismar Melo, presidente da Comissão da Mulher da Subseção da OAB local.
O Projeto Constituição em Miúdos está em consonância com as habilidades propostas pela nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e potencializa o respeito às diferenças e o conhecimento da organização do estado brasileiro.
A vereadora Cristina Mutran parabenizou a Elmar pela 5ª edição do Projeto Constituição em Miúdos e elogiou a sua coordenadora, Gabriela Silva, por estar à frente da instituição desde sua fundação, há sete anos.
“Há uma equipe dedicada, que trabalha no dia a dia para que haja integração entre a sociedade marabaense e o Poder Legislativo. O conhecimento da Constituição é fundamental para o exercício da cidadania. Ao compreender direitos e deveres, teremos formação consciente”, disse Dra. Cristina.
Ieda Amorim, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Subseção da OAB de Marabá, agradeceu à Câmara pela parceria com a Subseção da OAB e motivou os alunos a mergulharem no projeto. Nós, advogados, temos função social de participar ativamente em uma sociedade justa, livre e solidária.
Regina Batista, da SEMED, agradeceu a parceria com a Escola do Legislativo em vários projetos educativos, que podem dar um novo caminho para a educação. “Atendemos mais de 50 mil estudantes na rede municipal de Marabá, responsável pelo futuro, e pelo qual precisamos cuidar. Esse projeto vai discutir cidadania, direitos e deveres e sabemos como isso é relevante para adolescentes e jovens”.
A defensora pública Nara Fernandes avaliou que o projeto é uma oportunidade ímpar para estudantes adquirirem conhecimento sobre cidadania. “Sou defensora da causa de que todo conhecimento é valido e amadurece as pessoas. Todos nós, brasileiros, deveríamos ter conhecimento sobre essa lei tão importante que é a Constituição. Colocamos a Defensoria à disposição para que possamos fazer uma Marabá cada vez melhor e as pessoas mais conscientes”.
Rafael Laredo, do TCE, se disse quase membro da Câmara por frequentar com certa periodicidade os eventos da Casa Legislativa. “Um dia já estivemos na condição de alunos, assim como vocês. No futuro, não seremos nós, mas vocês que estarão à frente de instituições como as que representamos neste evento. Por isso, é importante aprenderem sobre a Constituição”, disse.
O vereador Márcio do São Félix enalteceu a Elmar, a quem nomeou como “plataforma multifuncional”, que expande cada vez mais sua atuação. “Essa é uma Escola Legislativa de referência nacional, e temos orgulho disso. Damos suporte para que a educação cidadã seja pregada em todos os cantos da cidade. O ato de cidadania começa desde que a gente canta o Hino Nacional e de nossa cidade, por exemplo. Participem, ampliem o conhecimento sobre seus direitos e deveres”, conclamou o vereador.
Gabriela Silva, coordenadora da Elmar, relembrou sua trajetória estudantil e dificuldades pelas quais passou na infância, mas sempre focada nos estudos. Falou aos estudantes sobre a importância da política em todas as fases da vida. “Tudo que consegui foi com muito estudo e esforço. Às vezes, nós, alunos, menosprezamos o estudo na escola pública, mas podemos nos empenhar e fazer o melhor onde estamos. E o Projeto Constituição em Miúdos é uma ferramenta para oferecer a vocês uma oportunidade de crescimento, de mudanças. Se engajem na política para exercer seus direitos e deveres, de se importarem com o que está acontecendo na nossa cidade”, sugeriu.
Gabriela agradeceu aos vereadores que apoiam os projetos da Escola do Legislativo de Marabá, além dos parceiros que contribuem com atividades educativas para estudantes de dezenas de escolas de Marabá. “A educação é a única coisa que vai mudar nossa vida para melhor”.
A ex-vereadora e presidente da Comissão da Mulher da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Irismar Melo, também foi convidada ao evento e parabenizou o Poder Legislativo pela iniciativa de promover a leitura e a reflexão da Constituição com foco nos estudantes do ensino fundamental e médio. “Já são sete anos dessa escola pujante e que tem ajudado a transformar a vida de alunos e de outros segmentos”.
As dez escolas participantes desta edição do Projeto Constituição em Miúdos são Escola São José, Odílio Maia, Josineide Tavares, Paulo Freire, Geraldo Veloso, Tancredo Neves II, Inácio Moita, Pedro Peres, Felipa Serrão e Acy Barros.
Após a fala das autoridades, o advogado e professor Juliano Zucatelli apresentou uma palestra sobre a história e a importância da Constituição em várias sociedades. À tarde, a Elmar realizou formação para os professores que vão desenvolver o projeto nas escolas com os alunos.