Elmar realiza 1ª sessão ordinária do Câmara Mirim 2023

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 26/06/2023 13h30, última modificação 26/06/2023 13h30

Na manhã desta segunda-feira, 26 de junho, a Escola do Legislativo de Marabá realizou a 1ª sessão ordinária do Programa Câmara Mirim de 2023. Na ocasião, os vereadores mirins apresentaram e discutiram temas relacionados à cidade, apresentando requerimentos sobre diversos dilemas que afligem suas comunidades.

Diversos pedidos foram realizados pelos parlamentares mirins, grande parte com a relação ao ambiente escolar.

Yasmin Vitória pediu a instalação de ar-condicionado na escola Odílio da Rocha Maia, mostrando como o verão tem sido o período mais difícil em sala de aula. “Os alunos da escola precisam de ar-condiconado, pois o calor está muito forte”, disse.

Yane Katlen Silva solicitou a implantação de bicicletário na escola Izaura de Fátima Noceti e saneamento básico na Rua Manoel Garrincha, em Morada Nova.

Artur Roger requereu reforma da escola Odílio da Rocha Maia, na Folha 8. De acordo com ele, os alunos reclamam que a escola é quente e nem todos os ventiladores prestam. “A Prefeitura de Marabá precisa realizar essa reforma para termos uma educação de qualidade”, justificou.

Beatriz Souza Pereira apresentou requerimento para a construção de um auditório para a escola Pedro Peres Fontenelle.

Luís Henrique e Lorena Ribeira falaram sobre a segurança nas escolas, que tem sido objeto de reclamação de muitos país e alunos. “Os estudantes estão receosos com os recentes atos de violência nas escolas”, disse Lorena.

A presidente do Parlamento Mirim, Bianca da Silva Raiol, apresentou dois requerimentos. No primeiro, falou da falta de sombra na Izaura na frente da Escola Fátima Noceti, onde muitos alunos do Residencial Tiradentes precisam de ônibus para ir para suas casas. Ela sugeriu que sejam colocados toldos em frente à escola para abrigar as crianças que ficam no sol aguardando o transporte.

O presidente da Câmara, vereador Alecio Stringari, disse que este é um momento que precisa ser comemorado pelo trabalho realizado pela Elmar junto os estudantes do município, fortalecendo a educação política. Ele notou que a maioria do parlamento Mirim é composta de mulheres e disse que ser importante saber que todos se envolvem em projetos de interesse comunitário. “A política, por mais que algumas pessoas condenem, é essencial. Tudo passa por ela, e isso nos deixa satisfeito. Essa experiência de vocês no Parlamento nos ajuda muito na formação política da nova geração. Enfatizo que o trabalho da Elmar é muito bem feito”, disse.

Também prestigiando a sessão, o vereador Márcio do São Félix disse que nos residenciais do Núcleo São Félix-Morada Nova há grande vulnerabilidade, faltando atendimento do poder público. Ele parabenizou os vereadores mirins pelo trabalho que sendo desenvolvido por eles no Parlamento. “Vejo aqui um celeiro com grande potencial de representantes para o nosso futuro. Teremos o fruto deste trabalho dentro das esferas públicas em breve”, profetizou.