Elmar recebe prêmio nacional por inovação tecnológica

por André da Silva Figueiredo publicado 11/06/2024 09h20, última modificação 11/06/2024 12h11

Representantes da Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) participaram, no período de 3 a 7 deste mês, de dois importantes eventos em Brasília. O primeiro foi a 14ª edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia e o 39º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), com foco na educação legislativa.

O 14º Engitec, organizado pela comunidade Interlegis, reuniu parlamentares e servidores de Câmaras e Assembleias Legislativas de todo o País, em uma jornada de aprendizado e interação. Durante o evento, foram explorados temas essenciais para a modernização e eficiência do Poder Legislativo, como governança de tecnologia da informação, segurança da informação, transparência, participação popular e inovações tecnológicas. Este ano, o encontro focou nas discussões sobre o Legislativo Inteligente.

A equipe da Elmar participou de oficinas, mesas redondas e trocas de experiências exitosas no encontro, que também celebrou os 20 anos de inovação e colaboração do Interlegis.

Já o 39º Encontro da Abel aconteceu entre os dias 5 a 7, com palestras e apresentações das escolas associadas. O evento foi uma oportunidade de aproximar as pessoas que promovem a educação legislativa em mais de 400 municípios brasileiros, permitindo que se conectem, troquem experiências e realizem ações futuras de forma colaborativa.

Esse encontro contou com palestras sobre os temas “Equidade de gênero”, “Uma Escola para o Legislativo” e “Escolas do Legislativo em Rede e a Longo Prazo”.

As escolas de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas apresentaram projetos para concorrer em uma ou mais das quatro categorias:

•            Educação Legislativa (formação e qualificação de servidores públicos);

•            Inovação (portais, novas tecnologias, métodos de aprendizagem, EAD e projetos inovadores para a educação legislativa);

•            Comunidade (projetos educacionais voltados ao público externo);

•            Publicação (publicações acadêmicas, revistas e materiais sobre educação legislativa).

Dentre as categorias, a Escola do Legislativo de Marabá conquistou o 1° lugar na modalidade Inovação, com o aplicativo Gincana Cidadã, que tem o objetivo de modernizar o projeto Constituição em Miúdos, desenvolvido pela Elmar.

A coordenadora-executiva da Elmar, Gabriela Silva, explica que o aplicativo foi criado pelo servidor Alber Fonseca, formado em Engenharia de Computação e contou com a participação do servidor do TI Francisco Carvalho na etapa de análise de requisitos. O software foi criado para facilitar a realização da Gincana Cidadã, dar transparência e celeridade ao processo, além de inovar o projeto Constituição em Miúdos, que é realizado pela Elmar desde 2018. “O aplicativo, agora, passará pelo processo de patente e depois será disponibilizado para todas as escolas do legislativo do Brasil”, revela Gabriela Silva.