Em cerimônia, Elmar inicia ações educativas para 2023
Na manhã desta sexta-feira, dia 17 de março, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) deu início aos trabalhos para o ano de 2023, com a participação de representantes de várias entidades. Uma cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal de Marabá marcou o início dos trabalhos.
Participaram do evento o presidente da Casa, Alécio Stringari; a prof.ª dr.ª Betânia Fidalgo Arroyo, diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará; o secretário regional do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Rafael Laredo; a diretora da Elmar, Gabriela Silva; o presidente do Parlamento Jovem, Ryan Vinicius; além de outros parceiros, como a Unama, Centro de Educação Globo, Centro Educacional Cristo Rei, Conselho Estadual da Mulher, entre outros.
Alécio Stringari considerou ser este um momento representativo, com início dos trabalhos da Escola do Legislativo. “Agradeço à Gabriela, que durante esses setes anos tem sempre mostrado a que veio. Esse time da Escola do Legislativo está ganhando, e o que eu puder fazer para contribuir, farei. Nessa Casa somos 21 cabeças pensantes e cada uma com uma sentença, mas quando o assunto é a Escola do Legislativo, nós pesamos igual. É uma instituição que tem de ser mantida e apoiada por todos”, sustentou.
Gabriela Silva, diretora da Elmar, apresentou um breve relatório dos trabalhos realizados pela Escola do Legislativo durante o ano de 2022. Anunciou que pretende ampliar ainda mais as ações educativas neste ano. “O curso de libras, que foi ministrado para os servidores da Casa no ano anterior, terá continuidade em 2023. O Circuito Cidadania e o “Maria da Penha em Miúdos”, Câmara Mirim, dentre outros, também serão mantidos”, garantiu.
Gabriela revelou aos presentes ter sido convidada para integrar uma comissão executiva da Semana Internacional de Avaliação das Escolas de Governo do Mundo, que vai acontecer na Suíça. “Fui convidada para representar o Norte do Brasil lá em Genebra. Isso é fruto de trabalho e dedicação. Um reconhecimento que considero muito importante”, sintetizou.
Betânia Fidalgo Arroyo disse ter ficado maravilhada com o relatório apresentando pela Elmar durante a cerimônia desta sexta-feira. “O que falar e como falar depois das ações que já estão sendo feitas? Olha que coisa fantástica, a missão de uma educação legislativa dentro de uma Câmara Municipal. Ela deve justamente fazer esse intercâmbio entre toda a sociedade e a Casa do Legislativo, para que este Poder esteja em conexão com a comunidade, legislando para quem está lá fora”, sugeriu.