𝗘𝗺 𝗿𝗲𝘂𝗻𝗶𝗮̃𝗼 𝗻𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮, 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗢𝗯𝗿𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟱
Na manhã desta segunda-feira (20), a Comissão de Administração, Saúde, Serviços, Segurança e Seguridade Social da Câmara realizou reunião na Sala de Comissões, com a presença de vereadores e do secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Ítalo Ipojucan. O encontro foi solicitado pelo presidente da Comissão, vereador Ubirajara Sompré (MDB), para que o Executivo apresentasse um panorama das obras de infraestrutura executadas em Marabá em 2025.
Participaram os vereadores Ubirajara Sompré (MDB), Jocenilson Silva (PRD), Marcos Paulo da Agricultura (PSD), Cabo Rodrigo (PL), Márcio do São Félix (PSDB), Vanda Américo (União), Dato do Ônibus (União), Marcos Andrade (PSD) e Jhimysson Pacheco (PL).
Ítalo destacou o trabalho conjunto entre Prefeitura e Parlamento, citando como marco a CPI do Salobo, que garantiu R$ 115 milhões junto à Vale e vem sendo aplicada em frentes urbanas e rurais. “Temos hoje em execução em Marabá e, com perspectiva para o ano que vem, cerca de 47,6 quilômetros de pavimentação em concreto, envolvendo zona urbana e rural. É importante destacar que grande parte desse recurso é oriundo da CPI da Vale, e que foi obtido através dos trabalhos da Câmara de Marabá, e que está sendo rigorosamente investido em diversos pontos do município, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Em seguida, o secretário expôs propostas futuras nas áreas de infraestrutura, turismo, saneamento e, sobretudo, mobilidade urbana: “A Prefeitura Municipal tem feito diversas ações em várias localidades ao longo desses 10 meses de mandato. Além do que expomos aqui, temos inúmeros projetos previstos para Marabá, envolvendo novas orlas, pois pretendemos fomentar o turismo, pontes e vias de acesso, melhorando assim a mobilidade dos que transitam nessas vias, diariamente, além de saneamento, devolvendo a dignidade aos nossos cidadãos. Enfim, são obras que certamente irão melhorar a vida do marabaense”, destacou.
A vereadora Vanda Américo reconheceu o “pacote de obras”, mas pediu democratização dos investimentos entre as regiões: “Esse tipo de reunião é muito importante para o município de Marabá, pois aqui podemos debater, de maneira conjunta, os investimentos feitos aqui. Vejo que foi apresentado pelo Ítalo altos investimentos na região do Rio Preto, que é importante, mas vi também que a região do Brejo do Meio, que fica na mesma direção, foi totalmente desassistida. Precisamos de mais equidade nesses repasses, e por isso estamos aqui, reunidos em busca de equilíbrio na realização desses investimentos”.
Na mesma linha, o vereador Márcio do São Félix cobrou mais atenção ao núcleo São Félix, afetado diretamente pelas obras da nova ponte sobre o Tocantins: “O Bairro São Félix precisa de mais. Estamos ali, bem do lado das obras da nova ponte, vendo o progresso acontecer, enquanto a nossa população padece com a falta de uma estrutura básica. Em outras gestões, pouca coisa nos foi concedida; esperamos que a atual não cometa o mesmo erro”, explanou.
O vereador Marcelo Alves pediu foco nos bairros mais afastados: “No que se refere à aplicação desse recurso, esperamos que o Poder Executivo tenha um olhar mais sensível para com os bairros mais afastados, onde residem pessoas mais carentes e necessitadas de um maior assistencialismo. Sei que todas as áreas merecem atenção, mas algumas são prioridade”.
Os vereadores Jhimysson Pacheco e Jocenilson Silva reforçaram saneamento e mobilidade como emergências. Disse Pacheco: “Dentre esses problemas que aqui existem, quero destacar as questões estruturais e, principalmente, a mobilidade. Espero que, no planejamento da gestão, essas questões sejam vistas como prioritárias, dando melhor qualidade de vida aos nossos cidadãos”. Já Jocenilson pontuou: “Esperamos que, em uma próxima oportunidade, tenhamos mais localidades atendidas de maneira proporcional e, com isso, mais pessoas assistidas. As prioridades devem ser tratadas como prioridade. Esperamos minimamente isso por parte do Poder Executivo”.
Entusiasta da agricultura familiar, o vereador Marcos Paulo da Agricultura pediu reforço na zona rural, com estradas revitalizadas para escoamento da produção: “Eu sei que a zona rural não pode ser pavimentada por completo, mas temos algumas em Marabá que merecem a nossa atenção, pois dispõem de um potencial produtivo enorme e que, se contarem com uma maior estrutura, irão contribuir bastante com a economia de Marabá. Quero aqui destacar a região do Rio Preto, Brejo do Meio e os PAs Três Ilhas, Cedrinho, Lajedo, Alecrim e Jussara. Todas essas regiões que falei carecem de mais investimentos, já que nessas localidades residem pessoas que contribuem tanto quanto as que moram na cidade e, por isso, merecem ser respeitadas”.
O vereador Cabo Rodrigo parabenizou o Executivo: “Todas essas ações da Prefeitura Municipal são louváveis. Acredito que estamos no caminho certo para entregarmos à população de Marabá uma qualidade de vida cada vez melhor”.
Ao encerrar, o presidente Ubirajara Sompré agradeceu a presença do secretariado e defendeu o diálogo com a sociedade: “O que estamos realizando aqui é o mais puro ato de democracia. As minorias merecem ser assistidas, ouvidas e atendidas. Todos esses investimentos aqui anunciados são de extrema importância para o desenvolvimento de Marabá. Mas, se esses investimentos não chegarem a quem mais precisa, que são aquelas pessoas que habitam a ponta, de nada adianta. Estaremos firmes, contritos com a evolução de nosso município e atentos às demandas de nossa sociedade”.