Entidades visitam Hospital Regional para cobrar cronograma da ala oncológica

por André da Silva Figueiredo publicado 19/10/2021 08h29, última modificação 19/10/2021 08h29

Na última sexta-feira, 15 de outubro, um grupo formado por representantes do movimento de mulheres, Coordenadoria da Mulher de Marabá, Conselho da Mulher de Marabá, Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil visitou a área onde funcionará o tratamento oncológico no Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso.
A ala que abrigará as futuras instalações está passando por reforma e a direção do centro de saúde espera que no próximo ano já esteja em operação.
O vereador Ilker destacou que a ideia da visita surgiu para que a sociedade possa ser informada sobre como está o andamento do processo, visto que muitas mulheres precisam do tratamento de câncer em Marabá e na região e acabam por recorrer a outros municípios e estados. “A ideia é ouvir como está o trabalho, pelo anseio da população, já que esta é uma dívida histórica do poder público. Viemos ver como está a estrutura, quando entrará em funcionamento e qual a maior dificuldade hoje para a implementação”, justificou o vereador.
Bem claro em suas colocações, Valdemir Giratto, diretor do Hospital Regional, salientou que o houve um atraso no cronograma, devido ao que ocorreu durante a pandemia, onde o HR passou a atua exclusivamente com atendimento de pacientes com covid-19.
Valdemir adiantou que os exames de ressonância magnética devem reiniciar no próximo mês de novembro, para atender a uma grande demanda existente.
Sobre a oncologia, disse que estão preparando todo o local que receberá os equipamentos.  “Não podemos pensar apenas nos leitos, mas em aumentar o refeitório e almoxarifado, por exemplo.
Ele ressaltou ser difícil apontar uma data certa para a inauguração da ala oncológica, visto que existem muitas variáveis. “A previsão é de estar funcionando no primeiro semestre do ano que vem. Os equipamentos estão chegando, a reforma do prédio está encaminhada, assim como o projeto todo está definido”.