Vereadores mirins versão 2016 são diplomados na Câmara Municipal

Projeto inovador da Escola do Legislativo de Marabá promove discussão sobre o papel do vereador

Na manhã desta sexta-feira, dia 24, a Câmara Municipal de Marabá promoveu uma sessão ordinária simulada para realizar a cerimônia de diplomação da segunda turma do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo. O evento aconteceu no Plenário da Câmara e contou com representantes das seis escolas envolvidas no Projeto.

Gabriela Silva (diretora da Escola do Legislativo) e Luciano Lacerda Araújo, idealizador do projeto, fizeram a apresentação do Câmara Mirim e explicaram como ele se será desenvolvido ao longo do ano de 2016.

Ao usar da palavra, o vereador Pedro Correa elogiou o presidente Miguel Gomes Filho, o Miguelito, pela realização do projeto e destacou que essa iniciativa aproxima a comunidade do Poder Legislativo. “Às vezes, culpamos os políticos pela realidade atual do Brasil, mas nos esquecemos que quem escolhe os políticos somos nós. É preciso avaliar a vida pública do candidato, que vai cuidar do nosso dinheiro. Por isso, acho que a participação social é importante nesse processo”, disse Correa.

Na avaliação do vereador Ilker Moraes, a política precisa ser renovada. Para ele, quando se envolve a juventude e sociedade na política encontra-se a única maneira de melhorar o quadro político atual. “É o início de tudo, vocês vão poder representar a escola e a comunidade que representam. Não é fácil ser vereador e não conseguimos agradar a todos. A gente vai aprendendo a lidar com isso porque faz parte do processo político”, destacou.

Antônio Carlos Cunha Sá, delegado da Polícia Federal licenciado, elogiou o “menino prodígio Luciano e Gabriela que explicaram os objetivos do projeto. “Os vereadores mirins nos enchem de esperança e nos fazem acreditar que é possível mudar o quadro político brasileiro. As crianças e jovens precisam ser incentivados a participar da política, permitindo o desenvolvimento social”, contemporizou Cunha.

Ele evocou o intelectual Rui Barbosa, que dizia que não há salvação fora da política, da construção do bom senso e das novas ideias, que perpassa pela Câmara Municipal e criação de políticas públicas.

O vereador Guido Mutran avaliou que essa experiência com os vereadores mirins vai ajudar o trabalho dos próprios vereadores. “No futuro, as 21 cadeiras serão ocupadas por vocês. Quando jovem, não tive esse tipo de orientação política, precisei aprender com a experiência de outras pessoas. Vocês são representantes de toda uma categoria. Vamos ter acesso ao trabalho e relatório que vocês vão realizar para ampliar o nosso”.

O presidente Miguel Gomes Filho saudou Vitória Alves, presidente da Câmara Mirim em 2015. Observou que os vereadores terão tempo maior de atuação este ano. “No dia 30 vocês vão eleger a Mesa Diretora. A disputa política é salutar. Vocês terão de decidir que são o presidente ou presidenta entre vocês”.

Miguelito disse que é preciso desfazer a ideia que se tem de que vereador faz asfalto, posto de saúde e escola. “Essa é função do Poder Executivo e não do Legislativo. Não aceitem o político mentiroso, que é o mesmo corrupto, que toma o dinheiro da sociedade. Tenham dentro de vocês a vontade de nos substituir. Nós somos o presente, mas vocês o futuro”.

Após a apresentação das autoridades, o delegado Antônio Carlos Cunha Sá explicou como funciona os poderes da República no Brasil e discutiu com os estudantes o que é democracia, sempre interagindo com os vereadores mirins.

Os 24 estudantes diplomados como Vereadores Mirins 2016 são Amanda Souza Lima, Gislaine Ribeiro Rodrigues, Lorran Pereira da Silva, Shaienny Fonseca Costa, Ana Carolina Irmão de Caldas Brandão, Bruna Oliveira da Silva, Eyck Luan Moura Rocha, Maria Gabrielly Teixeira Oliveira, Edmundo Ferreira Lima Júnior, Geovanna Hellen, Roque de Almeida, Hallana Silva Santos, Jhonatha Rafael Silva Carvalho, Jonatan Carneiro de Jesus, Marcos Vinícius Sousa de Costa, Pablo Henrique Reis Carvalho, Vitória de Souza Almeida, Alife Ruan Moraes da Silva, Amanda Lorrainy de Carvalho Sousa, Kaylane Vitória Silva Chaves, Matheus Souza do Nascimento, Lucas Zimmer Zen, Maria Eduarda Caldas Santos, Taina Ferreira Soares e Vivian Vida Gomes Leite.