Escola do Legislativo completa 10 anos com evento de três dias
Na noite desta quarta-feira, a Elmar vai homenagear parceiros e colaboradores que contribuíram ao longo de uma década de educação cidadã
Nesta quarta-feira, dia 12, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar), começa a programação de celebração dos 10 anos de sua atuação com um legado de educação cidadã em favor da comunidade, tornando-se referência para diversos municípios do Pará e de outros estados da federação.
A programação inicia às 14 horas no auditório da Câmara, com uma oficina sobre ESG (Responsabilidade social, Ambiental e Governança no Poder Legislativo), com os especialistas Danielle Abud, Stella Vaz e Bruna Brasil, do Senado Federal.
Às 19 horas será realizada solenidade de abertura do aniversário da Elmar com a palestra “Escola do Legislativo: uma revolução silenciosa”, que será apresentada por Roberto Lamari, presidente da Associação de Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas.
Amanhã, quinta-feira, 13, a programação continua no auditório com a oficina sobre ESG com Danielle Abud, Stella Vaz e Bruna Brasil e, paralelamente, no Plenário da Câmara, haverá uma roda de conversa com alunos dos cursos de Libras Letramento Político para Surdos, com o professor e mestre Jadson Nunes, a mestre Andreza Reuter e a especialista Mayara Oliveira.
À tarde, a partir das 14h, no Plenário, ocorre a palestra sobre Acessibilidade e Inclusão no Espaço Público, com o professor Jadson Nunes.
A programação encerra na sexta-feira, 14, com a terceira e última etapa da oficina sobre ESG.
SOBRE A ELMAR
Idealizada em novembro de 2015, a Escola do Legislativo de Marabá – Elmar, foi criada através da Resolução nº 492 de 15 de junho de 2016 e reformulada pela Lei Ordinária nº 18.032, de 07 de maio de 2021. Nasceu do sonho de um jovem idealista que apaixonado pela política desejou ver sua cidade atuando em favor da educação legislativa, Luciano Lacerda, hoje servidor da Câmara Municipal de Marabá. Na gestão do vereador Miguelito surgiu essa importante ferramenta de fortalecimento e integração do Poder Legislativo à sociedade marabaense.
Desde suas primeiras atividades, em outubro de 2015, muitas foram as ações realizadas, com apoio estrutural e funcional dos vereadores e vereadoras, dos departamentos da Câmara e dos presidentes que passaram pela gestão, Miguel Gomes Filho, Pedro Corrêa e Alécio Stringari.
Também houve várias entidades parceiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil, Escola Superior de Advocacia, Secretaria Municipal de Educação, Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará, Secretaria Regional do Tribunal de Contas do Pará, 4ª Unidade Regional de Ensino, Universidade da Amazônia, ex-Senador Flexa Ribeiro, Senador Zequinha Marinho, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, movimento sociais entre outras tantas que fortaleceram e ajudaram a construir a história da Escola do Legislativo.
A partir de 2018, a Elmar passou a trabalhar em rede com Escolas do Legislativo de outros estados do Brasil. “Hoje, temos a alegria de comemorar uma década de dedicação, aprendizado e transformação na Escola do Legislativo. Desde a sua fundação, nossa missão tem sido promover a educação legislativa e cidadã, capacitar cidadãos agentes políticos, servidores públicos sobre diversos temas de interesse político, institucional e social”, ressalta Gabriela Silva, coordenadora-executiva da Elmar.
Ao longo desses 10 anos, a Escola do Legislativo se tornou um espaço de diálogo, formação e inovação. Com uma variedade de cursos, palestras e eventos, tem capacitado milhares de pessoas, contribuindo para o fortalecimento das instituições e a melhoria da gestão pública.
“Foram muitos os projetos, cursos, palestras e ações que construíram nossa história e compromisso com a democracia, a educação e com o ser humano, como o Programa Câmara Mirim, Parlamento Jovem, Projeto Conhecendo a Constituição em Miúdos, Maria da Penha em Miúdos, Circuito Cidadania, dentre outros. Nessa trajetória ganhamos dois prêmios nacionais, integramos a Diretoria Nacional de Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas e contribuímos para a instalação e manutenção de muitas outras escolas do legislativo no Pará e no Brasil”, finaliza.