Escola do Legislativo faz eleição para o Parlamento Jovem
Numa parceria entre a Escola do Legislativo de Marabá e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), foi realizada durante a última semana, a eleição dos 20 novos membros para o Parlamento Jovem 2022, selecionados em cinco escolas da rede estadual de Marabá. Com uso de urna eletrônica, os estudantes do ensino médio votaram em seus candidatos e acompanharam o resultado final com divulgação dos eleitos.
Na segunda-feira, 28 de março, a programação iniciou pela Escola Gabriel Sales Pimenta, localizada no núcleo Morada Nova. A Eleição do Parlamento Jovem 2022, evento que faz parte do programa nacional Eleitor do Futuro, tem o objetivo de incentivar a formação politica de crianças, adolescentes e jovens.
Durante o evento, foi realizada uma palestra com os alunos das turmas do Ensino Médio, ministrada pela chefe de sessão da Escola do Judiciário Eleitoral do Pará, Valena Laredo Wanzeler, que falou sobre a importância da formação politica para os jovens, para que sejam mais conscientes e participativos na política do País. “Não podemos discriminar um candidato pelo o que a gente vê. Precisamos ouvir suas propostas e se ele tem condições de fazer o que está propondo”, disse Valena.
Ângela Ferrão, que também faz parte da Escola do Judiciário Eleitoral, explicou aos estudantes em cada escola como obter o Título Eleitoral, que pode ser por meio do Cartório Regional Eleitoral ou de forma digital, através do TituloNet. Ela detalhou que os jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do Título Eleitoral.
Valdizio Ferreira Netto, um dos palestrantes e integrante da Escola do Judiciário Eleitoral, ensinou aos alunos como funciona a urna eletrônica e como os votos são computados e auditados, e também mencionou que durante os eventos do programa Eleitor do Futuro, ficou impressionado com a qualidade do ensino nas escolas públicas no interior do estado e que não percebe tanta diferença entre escola na zona rural e na urbana.
Elloyse Cordeiro Almeida, aluna da turma do terceiro ano do Ensino Médio, disse acreditar no potencial do projeto por ser uma oportunidade de adquirir conhecimento e buscar na medida do possível melhorias para a sua escola, apesar de não ter a certeza de qual será seu alcance dentro da Casa de Leis de Marabá. Por isso, prometeu aos colegas que estaria na Câmara para representá-los. E ela foi uma das eleitas em sua escola.
Os 20 eleitos vão participar da cerimônia de diplomação e posse no dia 14 deste mês de abril e, partir de então, serão escolhidos os membros da Mesa Diretora e das comissões internas.
Abaixo, veja a relação dos estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2022 em cada escola:
ESCOLA GABRIEL SALES PIMENTA
1) Elloyze Cordeiro Almeida
2) Eduardo Santos Sampaio
3) Pedro Henrique Aquino
4) Beatriz Cristina Santos
ESCOLA ACY DE JESUS NEVES DE BARROS
1) Karla Vitória dos Santos Rodrigues
2) Amanda Galvão Fernandes
3) Samantha Meneses Máximo
4) Amanda Grazielly Marques Sales
ESCOLA ONEIDE DE SOUZA TAVARES
1) Ryan Vinícius Silva dos Santos
2) Rubens dos Santos Souza
3) Thalyta Yasmmyn Gouveia Nunes
4) Enzo Brito de Souza
ESCOLA JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO
1) Yara Bernardo Gomes
2) Ézia da Silva Chaves
3) Wanderson da Cruz Sousa
4) Josielma Pamela da Silva Santos
ESCOLA INÁCIO DE SOUZA MOITA
1) Geovana Cabral da Silva
2) Ágata Silva dos Santos
3) Pedro Henrique da Silva Cazuza
4) Leandra Evenly Araújo