Escola do Legislativo realiza evento para marcar início das ações de 2022

por André da Silva Figueiredo publicado 18/03/2022 21h27, última modificação 18/03/2022 21h27

Nesta sexta-feira, 18, a Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR) realizou cerimônia para marcar o início das ações para o ano de 2022 e ainda a abertura da 3ª edição do Projeto Conhecendo a Constituição em Miúdos.

O evento contou com a participação do vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias; do presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa Lima; do vice-presidente da CMM, Miguel Gomes Filho; Câmara da secretária da Mesa Diretora, Dra. Cristina Mutran; Ronan Manoel Liberal Lira Júnior, presidente da Câmara de Santarém; do presidente da OAB Subseção Marabá, Rodrigo Botelho; e de Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo.

Pedrinho Corrêa destacou a relevância do trabalho da Escola do Legislativo de Marabá e deu boas-vindas à equipe da Câmara de Santarém. “É um orgulho vermos que nossas Casas de Lei estão se irmanando para melhorar a qualidade do serviço ao cidadão. Santarém é uma cidade linda, tem uma natureza vasta e bastante receptiva”.

O presidente também agradeceu à OAB e elogiou a representatividade da entidade na atual gestão, que está presente nas principais discussões de interesse do município. “Marabá cresce porque as instituições trabalham em harmonia. O município evoluiu na arrecadação, mesmo durante a pandemia. O Poder Legislativo tem uma parcela de mérito nisso porque daqui saem muitas ideias importantes para o crescimento da cidade”.

Pedrinho citou, nominalmente, a diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, a quem adjetivou como “uma pessoa apaixonada pelo que faz, que às vezes acaba se excedendo no tempo de fala pela empolgação das ações que são executadas”.

Ele reconheceu, por outro lado, que apesar de a Elmar contar seis anos de existência, ainda há muito a avançar na educação política em Marabá para ajudar a diminuir a distância entre o Legislativo e a comunidade.

O vice-prefeito Luciano Lopes Dias enalteceu o trabalho da Câmara de Marabá e da Escola do Legislativo”. Desde que assumi um cargo no poder público conversávamos para que a Escola do Legislativo se disseminasse. Espero que ela continue cabendo na sede da Câmara, porque cresceu muito”, brincou.

Na visão de Luciano, a formação política é relevante para que os jovens conheçam os poderes constituídos e passem a gostar do debate político. Esta, é sem dúvida, uma das melhores Câmaras do Estado do Pará, senão a melhor. É um espaço democrático que representa bem a comunidade de Marabá. Vamos continuar fazendo parcerias para que a Escola do Legislativo cresça ainda mais”.

Ao usar a palavra, Ronan Liberal Lira Júnior, presidente da Câmara de Santarém, revelou que está vindo a Marabá atrasado há um ano. Disse que gostaria de visitar o Legislativo marabaense antes mesmo antes de ser presidente e parabenizou o Parlamento local por “ser o melhor do Estado do Pará. Esta é uma Câmara moderna, bem cuidada e receptiva. É uma representação da dignidade do povo da cidade”.

Ele agradeceu pelo convite para participar do ato de lançamento das atividades da Escola do Legislativo, que foi implantada em Santarém há cerca de um ano. “Ela mostra à sociedade a importância do Legislativo, balizando conhecimento e ofertando formação à sociedade”.

Dra. Cristina Mutran e Miguel Gomes Filho também destacaram a relevância que a Elmar tem para a Câmara Municipal e como ela cumpre o papel de abrir as portas de várias entidades e aproxima os cidadãos do Poder Legislativo e dos vereadores. “Para mim, é sempre uma alegria em participar dos trabalhos da Escola do Legislativo, que é um orgulho para a CMM e referência para outras Câmaras do Estado do Pará. Muitos vêm conhecer de perto como a nossa Escola trabalha, como instrumento para fortalecer e integrar o Poder Legislativo à sociedade marabaense”, disse Dra. Cristina.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, disse ter orgulho em ver um Poder como a Câmara de Marabá abrindo as portas para receber alunos e a comunidade para formação de cidadãos a médio e longo prazos. “Queremos, no futuro, que a política tenha uma nova visão e a educação legislativa caminha nessa direção. Neste ano, para selecionar membros para o Parlamento Jovem, a eleição será feita de forma eletrônica, com ajuda da Justiça Eleitoral”, antecipou.

Rodrigo Botelho, presidente da OAB Subseção Marabá, disse que reconhece que a gestão da Câmara valoriza a educação e a Ordem dos Advogados está junto dessa iniciativa desde que foi convidada, há alguns anos. Começamos a traçar roteiro sobre a Constituição, levando educação cidadã para várias escolas municipais. Hoje, essa construção tem vários encaminhamentos e uma parceria entre OAB e Escola do Legislativo”, reconheceu, apontando o projeto Conhecendo a Lei Maria da Penha em Miúdos, que foi assinada ao final do evento desta sexta-feira, como uma delas.

João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, apresentou palestra para motivar representantes de outras Câmaras presentes ao evento para instalarem uma Escola Legislativa em seus municípios. “Uma escola do Legislativo pode oferecer até mesmo pós-graduação com certificação própria. Muita gente não quer saber de político, mas abre as portas para uma escola. Por isso, a Escola do Legislativo é relevante para um parlamento”, destacou.