Forças de segurança são homenageadas em sessão solene

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 24/09/2025 16h15, última modificação 24/09/2025 16h17

A sessão solene em homenagem às Forças de Segurança Pública que atuam em Marabá integra o calendário oficial de eventos da Câmara Municipal e tem por objetivo reconhecer o trabalho de policiais, bombeiros e demais profissionais da área, valorizando sua dedicação à proteção da sociedade e fortalecendo o vínculo com a comunidade. O evento foi proposto pelos ex-vereadores Coronel Araújo e Miguelito, com posterior contribuição do ex-vereador Nonato Dourado.
A sessão deste ano aconteceu nesta quarta-feira (24), e a mesa que dirigiu os trabalhos foi formada pelo presidente da Câmara, vereador Ilker Moraes; Dener Eudes Favacho da Rocha, secretário de Segurança Institucional de Marabá; João Chamon Neto, secretário regional do Sul e Sudeste do Pará; coronel Gledson Melo dos Santos, comandante do CPR II; tenente-coronel Marcos Felipe Galúcio de Souza, comandante Regional do Corpo de Bombeiros em Marabá; Eliane Carla de Lima, representando o delegado Antônio Mororó, superintendente Regional de Polícia Civil do Sul e Sudeste do Pará; Heyder da Silva Nunes, chefe da PRF em Marabá; João Pinheiro Costa Neto, diretor do Complexo Penitenciário de Marabá; e os deputados Dirceu ten Caten (estadual) e Airton Falero (federal).
O presidente da Câmara, Ilker Moraes, salientou que o evento faz parte do calendário oficial da Casa desde 2105. Ele afirmou que as instituições de segurança pública merecem reconhecimento pelo valoroso trabalho realizado com dedicação, coragem e espírito de serviço na preservação da ordem, proteção à vida, defesa da sociedade e cuidado com a cidadania.
Heyder da Silva Nunes, chefe da PRF em Marabá, opinou que esse tipo de solenidade é importante ser prestada às forças de segurança, que estão nas ruas para garantir a paz social e a segurança das pessoas.
Eliene de Lima ressaltou a importância da sessão solene para demonstrar a aproximação e a união das forças de segurança pública, que, por meio dessa articulação, conseguem manter a cidade mais segura para toda a população marabaense.
Tenente Marcos Felipe Galúcio afirmou que todos que compõem a organização da segurança pública apoiam e servem para manter a segurança e a harmonia da população, que é o objetivo-fim. “Estes eventos são importantes por um quesito: nossos profissionais são anônimos e, muitas vezes, esquecidos pelo reconhecimento. Nesses eventos, se tira esse profissional do anonimato e, pelo menos por este instante, passam a ser homenageados eles e toda a família.”
Coronel Gladson Melo do Santos falou ser satisfatório ver os policiais sendo condecorados pela instituição que representa o povo, que é a CMM. “Vocês são a voz do povo e nada mais justo que a PM receber esta homenagem do povo.”
João Chamon Neto falou que representa os 38 municípios que correspondem às regiões Sul e Sudeste do Estado e que é notório o cuidado que o Governo tem tido com todas as instituições de segurança, seja com salários atualizados, aparelhos novos e modernos, investimentos em inteligência, e que isso tem se revertido na diminuição dos índices de criminalidade.
Ele destacou ainda que o Estado tem um governador presente, que segurança não tem fronteira e que todos têm o mesmo valor e responsabilidade, devendo ser tratados com reverência. O Governo do Estado tem buscado dar condições para que os órgãos de segurança pública possam trabalhar em prol da população.
Dener Favacho Da Rocha, representando o prefeito municipal, reiterou que o momento é de gratidão de toda a sociedade marabaense. Estando à frente dos órgãos municipais de segurança pública, afirmou que a integração é para combater o crime. “O crime se organiza e as forças de segurança também devem se organizar, para termos um futuro promissor e uma cidade cada vez melhor.”
Dirceu ten Caten parabenizou a CMM por realizar essa solenidade em homenagem à segurança pública. Ele lembrou que, na atual gestão do Estado, foi realizado o maior concurso público para a PM, sendo o último com 4 mil vagas. “Isso irá ajudar a suprir a lacuna que ainda temos com a carência de profissionais da PM.”
Airton Falero, deputado federal, frisou que é muito fácil criticar os servidores quando há um problema, mas, às vezes, não se faz o elogio necessário quando se resolvem as questões. “A Usina da Paz é uma das melhores ferramentas para ajudar na segurança pública e nasceu no Pará, através do governador Helder Barbalho.”
Vanda Américo usou a tribuna representando todos os vereadores. Ela mostrou o trabalho realizado pelo Poder Legislativo de Marabá, que, com a CPI da Vale, deslanchada pela Câmara, garantiu recursos para a construção da nova sede da PRF em Marabá. “Esta sessão é importante para a cidade de Marabá, pelo crescimento dos órgãos de segurança no município. Esta Casa nunca se furtou a trabalhar aliada à segurança pública. Este Governo do Estado, que está hoje na gestão, tem aparelhado e dado condições às forças de segurança. Antes, a gente lutava para comprar os uniformes dos policiais militares. Nós sabemos a importância que as forças de segurança têm para o desenvolvimento da região. Cada comenda, para ser concedida, precisa dos votos dos 21 vereadores, e todos foram unânimes em aprovar os nomes dos condecorados de hoje.”
Em seguida, os homenageados usaram a palavra. Roni Coelho Pereira, agente do DMTU, agradeceu pela comenda. “Me sinto honrado em estar recebendo a homenagem. Fico muito feliz e estendo a todos da segurança pública.”
João Pereira de Souza, também agente do DMTU, opinou não ser apenas ele a ser homenageado, mas todo o corpo da instituição, pelo reconhecimento do trabalho e de toda a segurança pública. “Que possamos continuar trabalhando pelo bem da sociedade e pelo bem da segurança das pessoas.”
Lista dos homenageados:
Ibsen Loureiro de Lima; João Pereira de Sousa; Guilherme Celso Robert Júnior; Jairo Rodrigues de Sousa; Gledson Melo dos Santos; Roni Coelho Pereira; José Dilson de Melo; Claudemira dos Santos Araújo; Josiel Alves da Costa; Sirdiney Borges Ferreira; Maxwell Lima de Oliveira; Cláudio Nunes Bentes; Welsen Sobreira Santos; Edson Bailão Ribeiro; Márcia Nascimento Rodrigues Siqueira; Josafá Rosal de Souza; José Rodrigues Mendes Filho; Jorge André Xavier de Almeida Seade; Marco Antônio Sirotheau Corrêa Rodrigues; Rui Lucas Arruda da Silva; Jairo Araújo Moura; Edvaldo Alves Carvalho; João Pinheiro da Costa; e Heyder da Silva Nunes.