Gincana Cidadã marca encerramento do Projeto “Constituição em Miúdos”

 

A Escola do Legislativo de Marabá realizou, com sucesso, mais uma edição do Projeto Constituição em Miúdos, versão 2022. Este ano, a programação foi realizada em parceria com o IFPA Industrial, com participação dos educadores e de estudantes de vários cursos da instituição.

A essência do projeto foi o estudo da Constituição em sala de aula, com formação de equipes, tendo como culminância a realização da Gincana Cidadã, em duas etapas. A primeira foi classificatória e, a segunda, uma grande final, ocorrida na última sexta-feira, dia 21 de outubro.

Professor de História do IFPA, Álvaro Moreira do Rego Neto, reconhece que houve desafios para estudar a Constituição com os estudantes, mas avalia que a aprendizagem compensou o trabalho.

“A gente queria muito participar, ainda mais se tratando de uma atividade tão importante na Casa do Povo, esse é o melhor lugar para desenvolvermos um projeto como esse. Tivemos um embate democrático para troca de ideias, ouvir o diferente e construir uma sociedade melhor, que é o intuito de tudo isso. A Câmara Municipal está de parabéns e o IFPA Campus Marabá Industrial também por ter aceitado a proposta”, avalia.

Álvaro Moreira disse que, além de trabalhar os conteúdos do currículo de história junto à Constituição, assistiu com os estudantes alguns documentários sobre a Constituição, iniciando com a primeira, em 1824 até a atual, elaborada e aprovada em 1988. “Elaboramos uma simulação da gincana em sala de aula para sentirem a atmosfera que encontrariam aqui na Câmara”, revela.

A estudante Tchelly Rodrigues Pereira, da turma de Controle Ambiental 2020 (campeã da Gincana), diz que começou a estudar no IFPA no ano da pandemia e se sentiu honrada de estar participando da Gincana Cidadã e conhecer a Constituição. “Eu sempre adorei essa pegada de todo mundo estar aprendendo uma coisa junto. Além de participarmos, a gente ainda saiu campeão”, comemora.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, comemorou o resultado do Projeto Constituição em Miúdos, com uma final eletrizante da Gincana Cidadã. “Esta é a parte avaliativa do conhecimento adquirido pelos alunos e alunas. O resultado para mim foi extremamente satisfatório. Iniciamos esse projeto em março deste ano, acompanhamos o crescimento dos alunos. Tivemos vários empecilhos no primeiro semestre, o que deu mais tempo para estudar. Elaboramos e apresentamos várias perguntas extremamente complexas e os meninos deram conta de responder na ponta da língua”, celebra Gabriela.

Para ela, a Elmar conseguiu alcançar o objetivo do projeto, que é a formação, com difusão da Constituição e o estudo desse conhecimento, que é a Carta Magna. A diretora também exalta o comprometimento de toda a equipe do IFPA, que trabalhou os diversos componentes curriculares com seus alunos por intermédio de várias metodologias pedagógicas.

A Gincana Cidadã teve o seguinte resultado final:

 

1º LUGAR: CONTROLE AMBIENTAL 2020 – 190 PONTOS

2º LUGAR: INFORMÁTICA 2020 – 185 PONTOS

3º LUGAR: INFORMÁTICA 2022 – 180 PONTOS

4º LUGAR: EDIFICAÇÕES 2021 – 150 PONTOS

5º LUGAR: CONTROLE AMBIENTAL 2021 – 140 PONTOS

6º LUGAR: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 2022: 120 PONTOS

7º LUGAR: EDIFICAÇÕES 2022: 100 PONTOS