Guarda Municipal apresenta relatório de atividades desenvolvidas

por André da Silva Figueiredo publicado 29/09/2021 15h56, última modificação 29/09/2021 15h56

A direção da Guarda Municipal de Marabá apresentou na sessão desta terça-feira, 28, um breve relatório sobre os trabalhados desenvolvidos pelo departamento.
Everton Barreto Malaquias, atual ouvidor e ex-comandante da Guarda Municipal, fez um resumo da atuação da instituição nos últimos anos. Explicou que ela é formada pelo comando, corregedoria, ouvidoria, pelo grupamento escolar, operações com cães e proteção ambiental, além da patrulha Maria da Penha.
“A Guarda Municipal ajuda na proteção de todos aqueles bens destinados, direta ou indiretamente, à prestação de algum serviço público, como: prédios, veículos, maquinários, equipamentos e outros, além das pessoas - o maior patrimônio público e privado”.
O ouvidor também destacou algumas ações desenvolvidas pela Guarda que têm dado resultado e citou a “Ordem Unida”, que é baseada em atividades militares que contemplam 800 alunos, do 1º ao 7º ano do ensino fundamental, e tem como parceira a Escola Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União. Ele também enfatizou o trabalho realizado para fiscaliza o cumprimento da Lei do Cerol, aprovada na Câmara, e que já contou com centenas de carreteis de linha chilena e cerol aprendidos, com cerca de 4 mil metros.
Já sobre o grupamento de operações com cães, foram contabilizadas 32 operações integradas em conjunto com a PRF, PC, PM, PF e EB, com 15 ocorrências de trânsito, 66 Operações com GPA (Grupamento Ambiental) e 60 operações do GOC (Grupamento de Operações com Cães) isoladas, totalizando 171 KG de drogas apreendidas.
O vereador Coronel Araújo destacou sentir-se feliz acompanhando uma apresentação que mostra o trabalho importante da instituição. Araújo disse que foi um dos idealizadores da Guarda e que tem a noção da importância do departamento e de todos os grupamentos para a cidade. “A evolução da GM é notória e o trabalho é visto na sociedade. A Câmara tem o entendimento da importância da instituição. Vejo uma deficiência no efetivo da Guarda, e a necessidade de aumentá-lo, com chamamento de aprovados no último concurso”.
Cabo Rodrigo disse que a GM tem um trabalho muito bom, e que infelizmente está com apenas a metade do efetivo. “Nós não podemos dar aumento salário e o que nos compete é discutir e levar até o prefeito. Podem contar conosco, inclusive com emendas impositivas”.
Elza Miranda reconheceu que a Guarda faz um excelente trabalho, principalmente na questão da Lei Maria da Penha, que vem prestando um bom serviço em Marabá.
O vereador Frank do Jardim União disse que gostaria que a Patrulha Maria da Penha atuasse por 24 horas, embora saiba das limitações e que uma boa parte da violência contra as mulheres acontece aos fins de semana ou depois do encerramento das atividades da Patrulha Maria da Penha.