Hospital Regional Materno Infantil é fruto de reivindicação da Câmara

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 06/10/2023 21h48, última modificação 06/10/2023 21h48

 

O governador Helder Barbalho esteve em Marabá no dia 4 deste mês e assinou a Ordem de Serviço para construção do Hospital Materno-Infantil em Marabá. O próprio gestor estadual lembrou, na ocasião, que a obra é resposta a um pedido da Câmara de Marabá, em abril de 2019, quando uma comitiva de representantes do Poder Legislativo manteve uma reunião exclusiva com Helder, durante a qual foi apresentado o Ofício de Nº 37/2019.

Nesse documento, os vereadores fizeram a seguinte solicitação: 

“O Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI), inaugurado em 2004, registra a realização de cerca de 600 partos (entre normais e cesáreos) por mês, mais de 7.000 por ano, atendendo pacientes que vêm de 18 municípios desta região, tanto da média quanto da alta complexidade, sendo que boa parte deles chega sem regulação. O HMI tem 50 leitos, sendo seis de UCI (Unidades de Cuidados Intensivos) para atender uma demanda regional. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Marabá recebe do Ministério da Saúde cerca de R$ 45 mil reais para custear a UCI e pra mantê-la funcionando, destina R$ 900 mil mensamente de recursos próprios. 

Por outro lado, os municípios de onde provêm as demandas não contribuem financeiramente para a manutenção do HMI, tornando o serviço menos eficiente do que o desejado, o que é preocupante, haja vista tratar-se de serviço de saúde pública. 

Ante tal característica, entendemos que a solução seria construir um novo Hospital Materno Infantil regional, com a possibilidade de suprir, com eficiência, as demandas regionais nessa área, inclusive com a instalação de leitos de UTI Neonatal na maternidade”. 

Quatro anos depois, o pedido deu frutos. As obras do futuro Hospital Regional Materno Infantil estão previstas para ser concluídas em 2026. Ele será erguido na Folha 29, Núcleo Nova Marabá, e deve gerar cerca de 200 empregos no pico das obras. A área construída terá 10.318 metros quadrados.

Helder Barbalho ressaltou que o hospital representará um salto na qualidade do atendimento oferecido à população, sobretudo às futuras mães. “Com isso, Marabá será uma referência no atendimento materno-infantil em toda a região. Essa iniciativa faz parte também das políticas de saúde que estamos implementando, em favor do avanço da cobertura dos direitos das mulheres em todo o Estado”, frisou o governador.

Por outro lado, o atual presidente da Câmara, Alecio Stringari, também comemora a proatividade do governador Helder Barbalho e relembra que a Câmara de Marabá mostrou seu protagonismo mais uma vez ao manter diálogo com o governo do Estado para buscar melhorias para o município e região.

“Naquela ocasião, o governador passou a despachar em Marabá, no Centro de Convenções. Fomos para lá, esperamos bastante e apresentamos uma pauta, com outro itens, como revitalização do Distrito Industrial, implantação de uma Escola Técnica Estadual, uma ala de oncologia no Hospital Regional e o serviço de hemodinâmica (este último já em funcionamento)”, recorda.