Igreja Quadrangular é homenageada pelo Jubileu de Ouro no Pará

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 22/11/2023 11h27, última modificação 22/11/2023 11h27

A Igreja Quadrangular comemorou 50 anos de fundação no Pará no último dia 20 de novembro. A pedido do vereador Pastor Ronisteu Araújo e aprovado por todos os vereadores, a Câmara Municipal de Marabá realizou homenagem à referida igreja e entregou título de Honra ao Mérito para algumas personalidades da Quadrangular.

O pastor Evandro Filho se mostrou feliz em festejar o importante marco dos 50 anos de atuação da congregação no Estado do Pará.

Ildene Prates contou um pouco da história da igreja em Marabá, sobre a evangelização e o início difícil ainda na década de 1980.

Um dos grandes líderes e referência na Quadrangular, Josué Bengston lembrou que a fundação da Igreja se deu em 20 de novembro de 1973. “A Igreja Quadrangular chegou a este estado por uma designação de Deus. Quando vim ao Pará nem pensava em ficar. Em 1973, sai da Bahia, num fusca 67. E no dia 20 de novembro fez 50 anos da Igreja Quadrangular, que começou em Belém sem uma cadeira ou um banco. As pessoas ficavam em pé. Cametá foi a primeira igreja do interior. Hoje são quase 5 mil pastores no Pará e cerca de 3.200 portas abertas entre igrejas e congregações”, celebra.

A primeira reunião que marcou a fundação da lgreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) no Pará foi realizada no dia 20 de novembro de 1973, com 180 pessoas, aproximadamente, em Belém. Em fevereiro de 1974 foi concretizada a compra de um terreno situado na Pedreira. A transferência do primeiro endereço da Igreja para o local da sede atual da Quadrangular foi marcada por um desfile, acompanhado por cerca de 20 mil pessoas. Ainda neste ano, no dia 3 de novembro, aconteceu um grande batismo da IEQ, em que mais de 1.400 pessoas foram batizadas.

Pastor Ronisteu agradeceu a Deus e disse que a ingratidão tem a capacidade de contaminar a alegria e a prosperidade de um homem. “Minha história de vida se confunde com a história da igreja aqui em Marabá, onde ingressei como membro aos 8 anos de idade”.

Ao final da sessão, algumas personalidades eclesiásticas da Igreja Quadrangular foram agraciadas com a comenda de Honra ao Mérito. Pastor Josué Bengston, pastor Manoel Dutra, Valdenito Gomes, Marcos Antônio e ainda Ana Miranda, que representou na homenagem o senhor José Bráulio.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, disse que a Câmara Municipal tem que agradecer muito pelo trabalho de referência dos membros da Igreja Quadrangular. “Nenhum vereador se posicionaria contra a proposta de se comemorar na Casa do Povo os 50 anos desta igreja. Nosso colega e amigo Ronisteu tem uma força espiritual enorme”, reconheceu.

O vereador Cabo Rodrigo elogiou a contribuição da igreja no projeto 100 liberdade, que recupera pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O vereador Ronaldo da 33 reforçou que a união da Quadrangular é tão grande que elegeram dois conselheiros tutelares em Marabá recentemente. “Cerca de 50% da minha família faz parte da Quadrangular, uma igreja que transforma a vida das pessoas”, sustentou Ronaldo.

O vereador Pedrinho Corrêa relembrou que teve a oportunidade de apresentar um projeto de lei para incluir no calendário municipal um Decreto Legislativo para instituir o evento Ao Pé da Cruz, organizado pela Igreja Quadrangular.