Imagem peregrina de Nossa Senhora visita a Câmara pelo 4º ano seguido
A Rainha da Amazônia visitou a Câmara Municipal nesta quarta-feira, 16, quatro dias antes do Círio de Marabá. E os vereadores receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré logo no estacionamento da Casa e a levaram até o Plenário onde uma missa de gratidão e preces foi realizada com a participação dos padres Peterson Roberto da Silva e Ademir Gramelik e de dezenas de fiéis da cidade.
O projeto para que a seja realizada sessão anual pela passagem de Nossa Senhora à Câmara, na semana que antecede o Círio de Nazaré, é de autoria do vereador Miguel Gome Filho, o Miguelito.
Logo na abertura, houve a apresentação de um vídeo enviado pelo bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, que está participando do Sínodo da Amazônia, no Vaticano.
Ao usar a palavra, logo em seguida, padre Peterson, que está à frente da direção-geral e executiva do Círio de Nazaré de Marabám disse ser uma grande honra estar pela primeira vez na Câmara apresentando a Palavra de Deus, que salva e cura. Para ele, o Círio representa uma grande Bodas de Caná, pois os fiéis dirigem à Virgem Maria suas orações e ela vai até Jesus e realiza o milagre. “Agradecemos a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. O grande objetivo do Estado deveria ser promover a formação moral dos cidadãos”.
Ele citou Aristóteles e disse que o Estado é um organismo moral, para promover a virtude do ser humano. “O homem é voltado para o bem comum, e assim deve ser a política. O bem comum, segundo São Thomas de Aquino, é diviníssimo, ou seja, vem de Deus. Sem a exclusão dos menos favorecidos e com políticas públicas que cheguem aos mais necessitados”.
O padre enfatizou que a família é a base da sociedade, “então ao cuidar da família cuidamos de toda a sociedade. E é isso que a igreja faz, porque a igreja é especialíssima. Que tenhamos a igreja como uma luz para que os vereadores, quando forem instituir leis no município, sejam iluminados.
Padre Ademir Gramelik disse que a Câmara é um lugar que cuida do povo e, dessa forma, é importante a Casa receber a presença de Nossa Senhora. “Todos fazemos parte da Diocese, que este ano completa 40 anos de criação em Marabá. Vivemos nesta região a formação e a missão, com quase 600 comunidades e mais de 40 sacerdotes em 29 paróquias”, contabilizou.
Bastante emocionado, o vereador Miguelito fez um discurso lacônico, elogiou os padres Ademir e Peterson e depois caiu em lágrimas ao anunciar a morte de uma amiga que ajudou a construir a história de Marabá. “Estou mais emocionado hoje porque perdi uma pessoa que amo muito, que era Maria Caxias”, lamentou.
Regivaldo Carvalho, coordenador do Círio 2019, disse que o povo católico tem crescido a cada ano e espera que todos sejam refortalecidos na saúde, fé e amor. “Nosso bispo está em Roma, mas mesmo de lá mandou mensagem de carinho e amor para todos nós. Quero deixar claro que não adoramos, mas veneramos Maria, que é nossa mãe”.
O vereador Marcelo Alves falou do importante papel da Igreja Católica em Marabá e disse que quem elegeu Maria para ser Rainha da Amazônia foi o povo. “O nosso bispo, Dom Vital, sempre se envolveu no sofrimento do povo. A Igreja e a Câmara não podem ficar caladas”, afirmou.
O vereador Márcio do São Félix disse que teve muita influência religiosa de sua família e é cristão praticante e frequentador assíduo da Igreja Católica. “O Círio é um patrimônio cultural e religioso paraense e do Brasil. O mundo hoje vive uma crise moral em todos os âmbitos, e temos de lutar para que em todos os segmentos possamos avançar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Já o vereador Alecio Stringari falou do significado da imagem de Nossa Senhora na Câmara e reconheceu que os vereadores sempre precisam estar fortalecidos em Deus e em Nossa Senhora. Para ele, a igreja tem tido um ótimo desempenho na zona rural de Marabá e feito um trabalho relevante para fortalecer a comunidade.