Instituto Sorriso Legal presta conta das emendas parlamentares

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 13/06/2025 08h24, última modificação 13/06/2025 08h24

Fundado no ano 2000 pela pedagoga Ana Paula Guedes e o bucomaxilo José Mariano Carvalho, o Instituto Sorriso Legal tem como especialidade a realização de tratamentos odontológicos, tendo como grande destaque a prática de cirurgias de fissura labial, melhorando a aparência das pessoas e devolvendo a autoestima de seus pacientes.

Além de outros parceiros, o instituto fomenta suas atividades por meio do recebimento de recursos de emendas parlamentares, advindas de diversos vereadores.

Na manhã desta quarta-feira (11), a presidente da entidade, Ana Paula Guedes, usou a tribuna Câmara Municipal de Marabá para expor as ações realizadas pela entidade e, posteriormente, agradecer pela parceria com o Parlamento.

“Queria agradecer o convite da Câmara Municipal, para que pudéssemos prestar contas dos nossos trabalhos frente à sociedade de Marabá. Estamos em Marabá há 13 anos, fazendo o bem para as pessoas, e reconhecemos que sem a ajuda dos parceiros isso não seria possível”, afirmou Ana Paula.

Ao longo de sua abordagem, a presidente do instituto relatou a grande quantidade de pacientes que a entidade tem atendido ao longo do tempo, com destaque para a reconstrução de fenda palatal, conseguindo devolver a autoestima e qualidade de vida às pessoas beneficiadas. “Ao longo, desses anos, já realizamos mais de 63 mil atendimentos, com pacientes de todas as idades. Somos gratos ao Parlamento de Marabá, que tem sido fundamental para o sucesso de nosso trabalho”, enfatizou ela.

Vários vereadores se manifestaram e reconheceram a relevância do Sorriso Legal e seu trabalho para o povo de Marabá. O presidente da Câmara, Ilker Moraes (MDB), enalteceu os resultados expostos, afirmando que “o Parlamento de Marabá se orgulha em poder contribuir com uma causa tão nobre, que transforma de maneira positiva a vida das pessoas que são atendidas pelo Sorriso Legal”.

O vereador Márcio do São Félix (PSDB) também destacou o trabalho realizado pelo instituto, ressaltando que a seriedade com que seus gestores tratam o recurso público deixa os parlamentares tranquilos e certos de que suas emendas transformam vidas e resgatam a dignidade das pessoas atendidas.

“Temos a certeza de que cada centavo destinado ao Sorriso Legal é bem gasto, pois eles atendem uma demanda gigante, que traz consigo situações simples e complexas, mas que são resolvidas. Isso nos deixa contentes e dispostos a continuar remanejando recursos para essa entidade” afirmou a parlamentar.

Marcelo Alves (PT), Cristina Mutran (MDB) e Maiana Stringari (PDT), seguiram a mesma linha de raciocínio dos colegas, parabenizando o instituto pelo excelente serviço prestado junto à população da região, reforçando a importância das emendas parlamentares na manutenção da oferta desse serviço.

O vereador Marcelo disse que “o Sorriso Legal está de parabéns, pois faz uso das emendas impositivas destinadas pala Câmara Municipal de Marabá de maneira responsável”.

Cristina Mutran afirmou que Ana Paula é uma pessoa séria, responsável e humana, e trata o recurso público com seriedade e transforma a vida de muita gente. Me sinto contente em poder participar de todo esse processo, que promove o bem, junto àqueles que mais necessitam”.

Pastor Ronisteu (PL), Vanda Américo (UNIÃO) e Ubirajara Sompré (MDB) ressaltaram a importância da continuidade desta parceria que vem sendo estabelecida. Os três disseram que o terceiro setor desempenha um papel preponderante junto ao meio social, atendendo os cidadãos de forma séria e comprometida.

O pastor Ronisteu Araújo destacou que Ana Paula, por meio do Instituto Sorriso Legal, realiza um brilhante trabalho em Marabá, fazendo jus ao que recebe. “Eles fazem muito com pouco”, encerrou.

Vanda Américo, detentora de 9 mandatos, relatou a importância de ter em Marabá uma instituição que preste esses tipos de serviços, o que facilita o acesso aos diversos tratamentos por parte dos munícipes locais. “Há 20 anos tínhamos que enviar nossos cidadãos para o interior de São Paulo para a realização desse tratamento, e com a vinda do Sorriso Legal estamos dando a oportunidade a essas pessoas de ter acesso a um serviço de qualidade”.

O vereador Ubirajara Sompré, que é indígena, destacou a inclusão promovida com os serviços ofertados pelo Instituto Sorriso Legal, pois conforme sua visão, muitos do que são contemplados com esses procedimentos não teriam condições financeiras de arcar com o tratamento. “O trabalho desenvolvido pelo Sorriso Legal é de suma importância, pois permite o acesso de muitas pessoas a esse tratamento. Espero que esse serviço se estenda às comunidades indígenas, que também dispõe de demandas do tipo”, revelou.