Liga Cultural faz apresentação em sessão e pede ajuda aos vereadores

por André da Silva Figueiredo publicado 17/09/2025 11h35, última modificação 17/09/2025 11h35

A Liga Cultural de Marabá (LICMAB), através de movimentos culturais como quadrilhas juninas e bois-bumbás, marcou presença no plenário da Câmara Municipal de Marabá durante a sessão desta terça-feira (16).
Na ocasião, a denominada Comissão Pró-Cultura Junina apresentou o projeto cultural “Acendendo a Fogueira”, que de acordo com o grupo, nasceu como um espaço de valorização da cultura junina de Marabá, reunindo quadrilhas, bois-bumbás e outros grupos juninos em um grande evento prévio. Além de fomentar a tradição, promover geração de renda, turismo cultural e inclusão social, amplia a visibilidade da cultura popular.
Franck Souza, membro da Comissão pró-cultura, salientou que atualmente existem duas pautas para os movimentos culturais de Marabá, em um clamor pela sobrevivência da cultura.
O primeiro é o Projeto acendendo a fogueira, Onde irá mobilizar centenas de pessoas e movimentar a cadeia produtiva do município. E apoio orçamentário para a realização de eventos e investimento na produção cultural da cidade.
O representante cultural Ademar Dias salientou que a cultura faz parte da identidade da cidade e destacou que Marabá possui um movimento cultural nacional, hoje. “A cultura precisa ser vista de forma diferente. Estamos clamando por socorro”, disse ele, observando que diversos grupos culturais hoje passam por problemas financeiros.
Por fim, ele pediu apoio através de leis de incentivo, emenda impositiva e financiamento do setor privado. “A partir do momento em que você envolve crianças e adolescentes em um movimento cultural, afasta todos eles das drogas, criminalidade e têm uma melhor relação familiar e social”.
Sebastiana Silva, presidente da Liga Cultural de Marabá enfatizou que apoia todos os projetos culturais que cheguem até a Liga. “Temos um projeto da Lei Rouanet de R$ 1 milhão aprovado e estamos atrás de uma empresa para captar este recurso, para patrocinar através desse incentivo”, revelou ela.
Os vereadores destacaram a importância dos movimentos culturais na cidade de Marabá. Os parlamentares também se dispuseram a melhorar o orçamento para investimento na área cultural da cidade para 2026, e buscar patrocinadores do setor privado que queiram investir na cultura da cidade, seja através das leis de incentivo ou patrocínio direto. Diversos vereadores ainda manifestaram interesse em ajudar os movimentos culturais através das emendas impositivas parlamentares.
O evento “Acendendo a Fogueira” tem estimativa de alcançar R$ 30 mil pessoas e será realizado em dois dias, tendo como objetivo central fortalecer, difundir e valorizar as manifestações juninas em Marabá, criando um espaço de encontro, celebração e fortalecimento da cultura.
Ao final, a Comissão Pró-Cultura Junina entregou um certificado para cada parlamentar presente.