Live da Escola do Legislativo valoriza artistas locais
Na noite desta quinta-feira, 29 de abril, a Escola do Legislativo de Marabá realizou o 5º Sarau Lítero Musical em comemoração ao aniversário de Marabá. O evento ocorreu este ano em forma de live, com transmissão pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Marabá e aconteceu no hall de entrada da Câmara Municipal e contou com a participação de vários artistas convidados.
Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, fez abertura do evento e falou sobre a relação do Poder Legislativo com os artistas e que a live é uma homenagem à cidade e às pessoas que produzem cultura e arte.
O primeiro artista a se apresentar no palco foi o arretado Clauber Martins, o Cantador, que apresentou duas músicas: Fornalha e Roda Dágua. Esta última, dedicou a todas as vítimas da covid-19 e à memória dos 19 mortos no massacre de Eldorado do Carajás, em 1996.
No bloco seguinte, Gabriela convidou ao palco os escritores Glécia Sousa e Weliton Moreira, que lançam este mês o quinto livro, cada um, ambos premiados pela Lei Aldir Blanc de Literatura. Os dois são membros da Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará.
Glécia revelou, durante a live, que seu processo da escrita iniciou aos 15 anos de idade, quando começou a ler alguns autores. “A partir dali, eu senti necessidade de escrever minha própria versão da história”, destacou ao falar do livro atual, “Dos caminhos que passei, das histórias que contei”.
Glécia disse que esta é a quinta obra. As quatro primeiras são poemas e a mais recente é de contos. “Alguns contos trazem a trajetória do que vivi, desde minha infância. Meu pai sempre esteve presente na oralidade, desde que eu era criança. Alguns desses contos fazem parte daquilo que ouvi sendo narrados por ele”.
Weliton Moreira avaliou que a poesia está dentro de todos e só é preciso colocá-la para fora. Disse que começou a escrever aos 10 anos, na escola, mas só em 2013 publicou o primeiro livro, Encontro com o Silêncio. “Esta é a quinta obra e cada uma delas tem um contexto diferente, é especial. Elas são narrativas de poemas que produzi ao longo dos anos, por meio de minha vivência com as ruas da cidade”.
Airton Souza, escritor que coleciona cerca de 30 prêmios de literatura, recitou dois poemas durante o Sarau Lítero Musical da Escola do Legislativo. “Neste momento difícil pelo qual o País atravessa, com pandemia, a gente tem de parabenizar uma iniciativa tão importante como este sarau promovido pela Elmar”, disse Airton.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, deixou uma mensagem a todos os participantes: “Parabenizo aos servidores da Escola do Legislativo e deixo um abraço especial a todos os artistas que estão envolvidos nesse projeto de engrandecer a cultura marabaense no mês de aniversário de nossa cidade.
Para mim, a música, a literatura e a dramaturgia são um tripé que motiva outras tantas expressões artísticas em nossa comunidade.
Por isso, mesmo durante a pandemia, quando não podemos realizar os saraus presencialmente, resolvemos promover o evento de forma remota, para enaltecer nossos artistas. Parabéns, também, àquelas pessoas que estão assistindo ao sarau de suas casas”, disse o presidente.
Também estiveram no palco os cantores Lu Barros e Kal Rodrigues, a poeta Francisca Cerqueira, cantor Zequinha Sousa, o multifacetado escritor e poeta Javier de May-ra-bá, Lara Borges, com bela interpretação teatral, o cantor Felismar, o poeta Bertin de Carmelita, Nego Vila e Junior Ceceu.
No final, houve sorteio de dez livros para participantes da live.