Márcio do São Félix reclama de escassez de exames laboratoriais na rede municipal
Durante a sessão desta terça-feira, dia 9, o vereador Márcio do São Félix, que é também é presidente da Comissão de Saúde da Casa, apresentou um tema preocupante, que chamou a atenção dos demais colegas e das pessoas que estavam na plateia.
Ele alertou que há falta de exames laboratoriais na rede municipal de saúde, apontando como responsável por essa crise a ausência de empresa contratada para realizar esse tipo de exames. “Por ser presidente da Comissão de Saúde, recebo muitas denúncias pessoalmente e por redes sociais. A gente precisa discutir esse tema e cobrar o município para que possa solucioná-lo”, destacou ele.
Com dados da Secretaria Municipal de Saúde em mão, Márcio do São Félix mostrou a pequena quantidade de vagas para laboratórios da rede e local de coleta apenas no mês de abril, o que segundo ele não consegue atender um terço da demanda existente.
O vereador avaliou que há falta de cuidado por parte da Secretaria Municipal de Saúde, porque não teve competência para realizar a licitação no tempo hábil, já que a anterior encerrou em dezembro do ano passado. “Até hoje, em abril, não há empresa prestando serviços ao município nessa área, o que compromete o atendimento até mesmo no Hospital Municipal de Marabá, onde pacientes correm risco de morte sem exames para ajudar os médicos no diagnóstico preciso das doenças. Pessoas morrem sem conseguir fazer exames, o que é vergonhoso para nosso município. Esse é um problema de gestão, não de falta de recursos”, avaliou.
O vereador explicou que uma empresa que está contratada de forma emergencial, pega o material no hospital na hora que bem entende, mas não resolve todas as demandas do município.
A vereadora Vanda Américo sugeriu que, diante da seriedade da questão dos exames, os vereadores devem ir para uma audiência com o prefeito Tião Miranda. “Ficar no hospital sem um hemograma é complicado. Precisamos mostrar a ele a gravidade da situação para dar resposta à sociedade. Essa situação está atingindo toda a comunidade”, reconheceu Vanda.