Na véspera do Dia do Servidor Público, sindicato faz cobranças na tribuna

por André da Silva Figueiredo publicado 28/10/2021 13h41, última modificação 28/10/2021 13h41

A data de 28 de outubro marca o Dia do Servidor Público, bastante comemorada pela classe. Mas, de acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Servimmar), Walter de Freitas leal, este ano não será bem assim. De acordo com ele, existe pouco a se comemorar em avanços para o servidor público municipal.   

À frente do Sindicado há mais de um ano e meio, Walter destacou que há seis anos os servidores estão sem correção do salário pela inflação ou reajuste, o que é um retrocesso. “Desde que o prefeito Tião entrou não tivemos correção pela inflação. Estamos com 25% a 30% a menos no poder de compra. Ingressamos com ação na justiça para correção do salário e o retroativo do vale alimentação”.

O presidente do sindicato ainda destacou sobre insalubridade, que reduziu em 10% o salário dos servidores, até que fosse realizado um laudo pericial para verificação dos que mereciam receber a gratificação.  “Sempre dizem que está sendo feito o laudo. A informação que tivemos é que o laudo de todos os servidores da Prefeitura que desenvolvem atividade com algum tipo de risco está pronto há uns 4 ou 5 meses. E o Servimmar mandou oficio para a Semad para saber por que não é implementado. Foi dito que assim que o laudo estivesse pronto iria ser implantando e pago o retroativo de quem ficou sem receber e tinha o direito”, disse Walter.  

O presidente da Câmara, Pedrinho Corrêa, frisou que o Poder Legislativo tem respeito pelo sindicato. “Sempre tratamos de forma sincera e correta com o servidor público. Todo ano o Parlamento marabaense faz sua correção. Estamos buscando o diálogo para fazer as devidas correções que o sindicato cobra: correção salarial, questão da insalubridade e Visa Vale”.

Pedrinho ainda salientou sensibilidade para as questões de cobrança do servidor público municipal. “Temos de ajudá-los a cobrar os seus direitos, em função dos últimos anos temos passado sufoco e momentos difíceis. É preciso que o servidor municipal tenha uma melhor remuneração e condições de trabalho para propiciar um melhor atendimento à população”. 

O vereador Miguelito voltou a opinar de que é preciso cuidar mais das pessoas que das coisas, e desejou que o Dia do Servidor Público seja feliz para todos. 

Frank do Jardim União também destacou que é preciso cuidar mais de pessoas. Para ele, é necessário que se estabeleça um canal de diálogo para essas questões do servidor.