População prestigia Virada Sociocultural em noite de festa junina e cidadania
A realização da 1ª Virada Sociocultural da Câmara Municipal de Marabá foi avaliada como um marco positivo pelo presidente do Legislativo, vereador Ilker Moraes e pelos demais parlamentares presentes. O evento, ocorrido na tarde e noite deste sábado (28), uniu cultura popular, cidadania e responsabilidade social em uma grande celebração que atraiu centenas de pessoas ao estacionamento da Câmara Municipal.
A iniciativa promoveu um verdadeiro encontro entre o poder público, artistas locais e representantes de entidades que fazem a diferença na vida de milhares de marabaenses.
Durante a programação, 30 artistas foram homenageados com moções de aplauso pelo trabalho que desenvolvem em diferentes linguagens artísticas, reconhecendo sua contribuição para a cultura e identidade de Marabá. Além disso, 27 entidades do terceiro setor tiveram espaço de destaque para apresentar ao público os serviços que realizam nas áreas de saúde, esporte, cultura, educação, inclusão e assistência social, todas beneficiadas por emendas impositivas dos 21 vereadores da Casa Legislativa.
"Fico muito feliz em ver a praça cheia, com a população prestigiando artistas locais e conhecendo de perto o trabalho das entidades que tanto contribuem com nossa cidade. A Virada Sociocultural mostrou que é possível unir tradição, cultura e cidadania num único evento. Essa foi apenas a primeira edição, e já demonstrou que tem potencial para se tornar parte do calendário oficial da Câmara, fortalecendo ainda mais o vínculo entre o Parlamento e a sociedade", avaliou Ilker Moraes.
Ana Luiza Rocha da Silva, mobilizadora social no Bairro Cabelo Seco, agradeceu pelo reconhecimento de projetos que são desenvolvidos em sua comunidade e também pela Moção de Aplauso que ela e outros moradores do Cabelo Seco receberam na Virada Sociocultural pelo trabalho relevante que realizam. “Nosso bairro está cada vez mais sendo reconhecido pelas entidades oficiais e isso ajuda a melhorar ainda mais a autoestima de nossa gente”, disse ela.
Outro homenageado no evento, o artista Javier di May-ra-bá lembrou que já foi homenageado em outra ocasião pelo Poder Legislativo e que a Virada Sociocultural é uma das formas de prestigiar quem movimenta as várias linguagens culturais da cidade, muitas vezes esquecido na periferia.
O evento contou com a presença dos seguintes vereadores: Ilker Moraes, Vanda Américo, Dra. Cristina Mutran, Maiana Stringari, Priscila Veloso, Pedro Corrêa, Jocenilson Silva, Ubirajara Sompré, Márcio do São Félix, Fernando Henrique, Miterran Feitosa, Dato do Ônibus, Aerton Grande e Marcos Andrade.
A programação contou com apresentação da Junina da Biblioteca Comunitária Arte com poesia; Quadrilha Arretados da Paixão; aula de zumba; Rouxinol; Quadrilha Esplendor Mirim; Boi Estrela Dalva; cantora Nenzinha e a banda Chapéu de Couro.