Presidente da CMM participa de Projeto de Educação Fiscal
Na noite desta segunda-feira, dia 2, o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Alecio Stringari, participou da abertura do Projeto Educação Fiscal para Universitários, com a oferta do Curso “Tributação e Cidadania Fiscal”. O evento acontece na Faculdade Carajás e tem protagonismo da Escola do Legislativo de Marabá (Elmar), em parceria com a Receita Federal do Brasil, Governo do Pará, Secretaria da Fazenda (Sefa) e Faculdade Carajás.
Segunda a coordenadora-executiva da Elmar, Gabriela Silva, a programação do curso de Tributação e Cidadania Fiscal ocorre durante toda esta semana, com várias palestras proferidas por técnicos dos órgãos envolvidos.
O objetivo é disseminar a temática da educação fiscal junto aos estudantes universitários dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito, para que eles reconheçam a importância da função social do tributo e seu papel para a consecução de políticas públicas de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Participaram do evento de abertura as seguintes autoridades: Eli Sosinho Ribeiro, subsecretário de Administração Tributária do Estado do Pará; Rafael Laredo, auditor do Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará; Andreia Lúcia Batista Ribeiro, delegada da Receita Federal em Marabá; Zilda Benjamin, coordenadora estadual do programa de Educação Fiscal, professora Ceres Ramos, coordenadora do curso de direito da Faculdade Carajás; e o vereador Alecio Stringari, presidente da Câmara Municipal de Marabá.
O presidente Alecio Stringari cumprimentou a todas as instituições que se integraram à parceria para desenvolver o curso de educação fiscal. “Já era tempo de trazermos essa formação para nosso município. Quem conhece a Gabriela Silva, coordenadora da nossa Escola do Legislativo, sabe como ela é determinada em promover formação para diversos segmentos. Assim, nós, vereadores, temos orgulho desse protagonismo do Legislativo Municipal”.
Stringari reconheceu que legislação sobre tributação brasileira é complexa e carece de muito estudo e esforço para dominá-la. “Os futuros profissionais dessas três áreas, que participam desse curso, vão se apropriar dessas informações para terem uma formação mais ampla e prática sobre essa temática”, disse ele.
A aula magna foi proferida por Eli Sosinho Ribeiro, que apresentou a palestra “Como a Educação Fiscal pode contribuir para a gestão municipal”.