Presidente do Conselho da Pessoa Idosa antecipa campanha na Câmara
Quem acompanhou a sessão ordinária ocorrida no Plenário da Câmara Municipal de Marabá nesta quarta-feira, 24, pôde conhecer um pouco do trabalho feito em defesa dos direitos do idoso em Marabá.
Elane Moreira Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Defesa do Direito da Pessoa Idosa, falou das ações referentes à Campanha do Junho Violeta, alusiva ao Dia Internacional da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ela explicou que, pelo terceiro ano consecutivo, o evento é desenvolvido em Marabá.
Com o tema “O silêncio também é crime”, a campanha pede que as pessoas denunciem a violência contra a pessoa idosa. “Infelizmente, houve um aumento crescente em relação às demandas das pessoas idosas sendo violadas dos seus direitos”, lamentou a conselheira.
Elane discursou também sobre as políticas de proteção e enfretamento da violência. Ela afirmou que, segundo o IBGE, em 2060 teremos um aumento de 173% das pessoas idosas na população, por isso é preciso fortalecer a política voltada para esse público. “Em Marabá, temos em média, só vinculada a nossa estratégia da saúde da família, mais de 15 mil idosos”, enumerou.
Foi mostrado durante a sessão que os principais tipos de violência contra a pessoa idosa são: física, sexual, psicológica, financeira, o abandono, negligência e autonegligência. E que entre os principais agressores estão os filhos, com cerca de 49,3% dos casos.
O presidente da Câmara e os demais vereadores salientaram a importância do trabalho do conselho e de outras instituições de proteção da pessoa idosa, que tem levado maior dignidade a esse público.