Priscila Veloso cobra processo seletivo para assistência social de Marabá
Usando a tribuna nesta quarta-feira, dia7, a vereadora Priscila Veloso apresentou requerimento indicando ao Poder Executivo Municipal que sejam adotadas as providências necessárias para a realização de processo seletivo público visando à contratação de profissionais para atender a demanda crescente dos serviços ofertados pela assistência social do município.
Ela destacou a necessidade de fortalecimento das equipes técnicas e operacionais da assistência social, garantindo o pleno funcionamento dos programas, projetos e serviços socioassistenciais, como os CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e demais políticas públicas que dependem de pessoal qualificado e em número suficiente. Segundo ela, a medida visa assegurar a qualidade no atendimento à população, especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Priscila advertiu que existe defasagem de profissionais na Secretaria de Assistência Social e disse que é preciso que o Poder Executivo realize um processo seletivo com salários atrativos para profissionais da área. “Temos projetos parados, como o CRAS Volante, que leva serviços de acompanhamento às comunidades, e que são de grande importância para nossa sociedade. Por falta desses profissionais, os serviços estão suspensos. Temos outros profissionais em defasagem na rede pública, como psicólogos, que também desenvolvem um papel importantíssimo em nossa sociedade, e que devem ser reintegrados o mais rápido possível ao quadro de servidores”, ressaltou.
O vereador Márcio do São Félix opinou que é preciso que os vereadores intervenham na situação, pois os profissionais da assistência social desempenham um papel importante na sociedade. Para ele, é preciso condições adequadas de trabalho, que incluem boa remuneração e uma jornada justa de trabalho para atrair profissionais para preenchimento do quadro.
Vanda Américo salientou ser salutar a reinvindicação, já que é um importante trabalho realizado pelos profissionais da assistência social na cidade. “Precisamos de mais sensibilidade por parte do Executivo, e que tome ações contundentes para a reversão dessa situação, pois quem ganha com isso é a população de Marabá”.