Projeto de Aerton Grande veta soltura de fogos de artifícios sonoros

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 29/02/2024 12h57, última modificação 29/02/2024 12h57

 O líder do governo na Câmara Municipal de Marabá, vereador Aerton Grande, apresentou, na sessão desta quarta-feira, 28, projeto de lei que trata sobre a queima e soltura de fogos de artifícios, bem como artefatos pirotécnicos de efeito sonoro com ruídos.

Pelo projeto, ficam proibidas a queima, a soltura, de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso, no município de Marabá. A proibição de queima e soltura se aplica a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas ou locais privados. “Todas as atividades comemorativas desenvolvidas pelo município, nas quais sejam utilizados fogos de artifício, obrigatoriamente serão utilizados fogos de artifício silenciosos”.

De acordo com o vereador, os fogos de artifício são os responsáveis pelos mais diversos tipos de acidentes, causando lesões, mutilações, deficiências e muitas vezes levando a morte. As explosões são responsáveis, também, por causarem uma excessiva perturbação aos idosos, crianças, animais, autistas, meio ambiente e tantos outros. Segundo especialistas, o ouvido humano suporta até 80 decibéis e uma queima de fogos pode produzir sons de até 140 decibéis. O projeto visa ao bem-estar de todos, mas, com um olhar especial aos animais, doentes, autistas, crianças e meio ambiente.