Projeto de Vanda solicita clínica veterinária pública em Marabá

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 08/04/2025 13h59, última modificação 08/04/2025 13h59

A criação de uma clínica veterinária pública, na cidade de Marabá, foi solicitada pela vereadora Vanda Américo durante a sessão desta terça-feira, 8 de abril, na Câmara Municipal de Marabá. O pedido da parlamentar ao Executivo ocorreu por meio de um Anteprojeto de Lei que foi aprovado pelos demais vereadores, o qual prevê a clínica, objetivando garantir o atendimento veterinário e demais procedimentos indispensáveis para a saúde de milhares de animais de Marabá.

A clínica veterinária pública poderá ser instalada em área pública ou privada, que, mediante convênio com o município, proporcionará atendimento e procedimentos aos animais. O serviço tem como finalidade o atendimento gratuito de animais domésticos, oferecendo, entre outros: exames, consultas, cirurgias, orientação e acompanhamento animal, entre outros.

O atendimento referido poderá ser realizado gratuitamente por Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas em Marabá, que tenham entre suas finalidades estatutárias a proteção animal, bem como aos protetores independentes de animais, desde que devidamente cadastrados no município.

Para ampliar e fortalecer seu leque de serviços, o projeto prevê que a clínica veterinária pública poderá firmar parcerias com universidades, faculdades e centro de formação em medicina veterinária para permitir que estudantes possam realizar estágio curricular obrigatório e supervisionado.

“Esse projeto visa, também, sanar um grande problema de zoonose no meio urbano, em que muitas famílias, que vivem em nossa cidade, sofrem com doenças causadas pelos animais domésticos. O Brasil é o segundo país no mundo com a maior população de animais, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo o IBGE, nos últimos anos houve um aumento de 17,6% no número de cães e gatos no Brasil. Este índice, indica a necessidade de implementação de políticas públicas que atendam os interesses da população, no que diz respeito aos animais domésticos, em virtude dos altos custos das despesas”, justifica Vanda Américo.