Reitor da Unifesspa faz balanço dos 10 anos e agradece apoio da Câmara

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 20/06/2023 12h40, última modificação 20/06/2023 12h40

A sessão ordinária desta terça-feira, dia 20, foi marcada pela apresentação de um relatório de desenvolvimento e desafios da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). O reitor da instituição, Francisco Ribeiro da Costa, agradeceu o apoio dado pela Câmara Municipal de Marabá ao longo dos anos.

Nesses 10 anos, segundo o reitor, a Unifesspa tem se destacado pela sua oferta de ensino superior de qualidade, contando com 43 cursos de graduação distribuídos em 5 campi. “A diversidade de áreas de conhecimento presentes em nossa instituição reflete nosso compromisso com a formação integral dos estudantes e com a promoção do desenvolvimento regional”, disse ele.

Ele também destacou que, ao longo de uma década de existência, a universidade já diplomou quase 5 mil pessoas e na próxima semana será emitido o diploma de número 5000. “Esses profissionais estão hoje qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e de construir o debate na sociedade. Os números não são apenas dados, eles representam vidas transformadas e oportunidades concretas de transformação social, famílias inteiras que foram afetadas positivamente pela presença da universidade pública”, sustentou.

No final de seu discurso, o reitor fez vários agradecimentos a pessoas e instituições públicas que ajudaram a criar e fortalecer a Unifesspa. “Agradecimento à Câmara Municipal de Marabá e a seus vereadores por sempre estarem dispostos a ajudar a Unifesspa. Por diversas vezes fizemos audiências públicas para discutir assuntos de interesse da nossa universidade”, encerrou.

RECONHECIMENTO PARLAMENTAR

O vereador Marcelo Alves parabenizou a Unifesspa e seus gestores. Disse que uma universidade do porte da universidade fortalece a mão de obra da região. “Essa instituição tem uma estrutura muito grande e o recurso público está sendo bem investido na formação de jovens para o futuro desta região. Essa foi uma luta de muitos anos e os alunos que estão saindo do ensino médio precisam conhecer tudo que esta instituição oferece para sonharem com suas profissões”.

O vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, também rememorou o histórico do ensino superior em Marabá, numa luta que iniciou ainda na década de 1980. Lutamos pelo Campus I, depois pelo Campus II. “A gente precisa recontar essa história, senão ela se perde no tempo. Houve muitas pessoas, como eu, Vanda e Haroldo Bezerra, por exemplo, que lutamos para que tivéssemos uma universidade própria. Hoje, ela é um orgulho e um patrimônio desta terra”, elogiou.

Pedrinho Correa lembrou dos dilemas que a Unifesspa passou durante o governo anterior, com cortes de verbas em várias ocasiões e a Câmara foi procurada pelo reitor Francisco Ribeiro para ajudar a brigar pela liberação dos recursos por meio de atuação dos deputados federais e senadores. “A Unifesspa é a protagonista na criação de um polo educacional em nosso município. Tenho orgulho de ver um corpo docente e de servidores tão bem preparado para ensinar milhares de alunos que procuram nossa cidade”.

Pedrinho fez um pedido aos colegas vereadores. Lembrou que o acesso ao Campus ainda é um grande desafio. Pediu para vereadores procurarem deputados federais, senadores e ministros para duplicação da rodovia Transamazônica entre o Km 6 e o Cidade Jardim.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, também contemporizou sobre o legado que a Unifesspa está construindo e reconheceu a importância da duplicação da rodovia Transamazônica, para melhorar o acesso ao Campus III. “AS bancadas, na Câmara Federal ou no Senado, deveriam olhar pelo Estado como um todo. Sempre observamos que as bancadas de estados mais próximos do nosso, têm preocupação com o Estado como um todo, o que não ocorre no Pará. Falta vontade política e às vezes as coisas terminam não acontecendo”, desabafou o presidente.