Servidores da Câmara são incentivados a doar sangue e medula óssea
Na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou palestra para servidores da Câmara Municipal de Marabá sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea.
O evento foi conduzido por Maísa de Souza Gaia Matos, assistente social do órgão. Ela explicou que o Hemopa é o órgão responsável pela coordenação e execução da Política Estadual do Sangue no Pará, em consonância com a Política Nacional do Sangue.
A assistente social disse ainda que é importante a doação de sangue por todas as pessoas aptas, porque o Hemocentro de Marabá atende 17 municípios da região de Carajás, sendo 31 hospitais e 4 agências transfusionais. “Não sabemos quando nós ou nossos familiares irão precisar. O sangue é insubstituível; não pode ser produzido artificialmente e somos a única fonte de matéria prima. Uma bolsa de sangue doada pode salvar até 4 vidas”, explicou a palestrante.
Maísa destacou que existe muita desinformação sobre a doação de sangue e que é preciso esclarecer alguns pontos. Primeiro, destacou que o sangue humano é insubstituível nos procedimentos médicos e tratamentos e que a doação de sangue é segura e não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa.
Lembrou também que o organismo não vai produzir quantidade maior de sangue, obrigando-o a doar sempre, mas que irá apenas repor. “Existem condições de saúde que impedem a doação de sangue em definitivo e temporariamente”, ressaltou.
Sobre o cadastro de medula óssea, a funcionária do Hemopa frisou que esse depositário é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e permite que doadores brasileiros participem de transplantes de medula óssea no Brasil e em outros países. As pessoas que precisam de transplante de medula óssea são pacientes com doenças de sangue como leucemia, linfomas, anemia falciforme, talassemia e outros. “O transplante pode ser a única chance de cura para essas doenças”, disse.
Por fim, a assistente social explicou que para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade). Também precisa estar em bom estado geral de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea.