Setembro encerra com programação de prevenção ao suicídio

por André da Silva Figueiredo publicado 27/09/2021 12h42, última modificação 27/09/2021 12h42

O auditório da Câmara Municipal de Marabá foi palco de um evento promovido pela Unama e Elmar (Escola do Legislativo de Marabá) sobre o setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
A academia de Psicologia da Unama participou com uma palestra sobre este importante tema que afeta a vida de tantas pessoas. No material distribuído aos participantes, intitulado “Suicídio: conhecer, agir e prevenir”, várias informações importantes foram disponibilizadas, abordando mitos e verdades sobre o suicídio.
A professora Samira Mahmud, da Faculdade Unama, disse que é um momento especial falar do assunto pela importância do tema. De acordo com a educadora, é preciso escutar e orientar quem precisa. “Quero que todos participem desse diálogo. Os alunos da nossa faculdade vão discutir com vocês três pontos para a palestra: ansiedade, luta e perda e depressão”.
Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, observou que o assunto de prevenção ao suicídio acaba abarcando outros temas comportamentais. “É preciso ouvir quem quer ser acolhido”.
As acadêmicas Tássia Riego e Kenia Dourado discorreram sobre ansiedade; Marlucia Rodrigues e Cristiane Serra abordaram a depressão e Tássia Formachari e Selma Narbosa sobre luto e perda.
Após as palestras, foi aberto espaço para quem desejasse ser atendido e ouvido.
SAIBA MAIS
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).