Solicitações da Câmara ajudam no enfrentamento à Covid-19 em Marabá

por André da Silva Figueiredo publicado 16/06/2020 16h12, última modificação 16/06/2020 16h12

Alguns vereadores se manifestaram na sessão sobre a reunião que ocorreu com os representantes do Hospital Regional, Hospital Municipal, Hospital de Campanha, Sespa e a Comissão de Saúde da Câmara. De acordo com eles, houve um avanço no atendimento e nas ações do poder público no combate à Covid-19 em Marabá. Os parlamentares lembraram que grande parte desses avanços nasceu dos debates e solicitações feitas pelo Poder Legislativo Municipal.
O vereador Márcio do São Félix fez menção à reunião com os representantes dos hospitais de Marabá e disse ter visto que mediante muita luta, os resultados têm melhorado. Ele lembrou que a questão do atendimento humanizado - tanto cobrado pela Câmara - surtiu algum resultado. “Houve uma reação e criaram espaços para o atendimento dos familiares no Hospital de Campanha. A Câmara atuou, nunca foi omissa e lutou por essa melhoria. Hoje, vemos a descentralização dos medicamentos e atendimento, testagem nos bairros, além de humanização do atendimento, que foram pautas e lutas da Câmara durante esse período de pandemia”.
Priscila Veloso também citou a reunião da Comissão de Saúde. Segundo ela, o evento foi importante para tirar as dúvidas da situação do município em relação ao coronavírus. “A gente percebe que hoje as coisas estão mais organizadas, tanto em relação ao Estado quanto município, ambos trabalhando em conformidade. A CMM foi importante e o que foi colocado por nós e está sendo executado, foi um pedido de todos os vereadores. O município já começa a pensar na questão das cirurgias eletivas, pois a Covid-19 suspendeu alguns outros atendimentos".
Priscila ainda voltou a falar sobre os testes rápidos em massa. Ela disse que esteve nesta segunda-feira, 15, na vila São José, no KM 8, onde houve atendimento à comunidade de forma responsável. “Hoje está descentralizando o serviço e foram atender na Vila Sororó. A descentralização é importante e pedimos que continuem os mutirões, principalmente nos bairros sem atendimento e cobertura de Unidade Básica de Saúde”.
O vereador Miguel Gomes Filho apresentou anteprojeto voltado à melhoria nos atendimentos dos usuários de saúde em Marabá, com a criação de um aplicativo móvel denominado de “Programa Saúde Para Todos”, destinado para a marcação de consultas e exames médicos em Marabá.
O vereador salientou que em tempos de distanciamento social esse é um mecanismo importante que a população pode usufruir para marcar consulta, retorno, avaliação de atendimento e denúncias sobre serviços de saúde. Além disso, evita a formação de longas filas e dificuldade no atendimento da população.
Tiago Koch disse que os kits de remédios chegaram no primeiro momento à zona rural e que agora começaram as testagens. “Hoje está ocorrendo na Vila Sororó, aguardamos a programação para as demais comunidades rurais”, disse ele.