Vereador Frank reclama de falta de maca no pronto socorro do HMM
Na sessão ordinária desta terça-feira, 5 de março, o vereador Frank do Jardim União lamentou um problema que considera recorrente na gestão da saúde em Marabá, que compromete a atuação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o parlamentar, quando pessoas do povo ligam para o SAMU pedindo atendimento com urgência, quem atende ao telefone quase sempre alega que não há uma ambulância disponível porque estaria em “pronto atendimento”. Mas, por outro lado, chegavam informações de que as ambulâncias estariam paradas no Hospital Municipal de Marabá.
O vereador disse que na última segunda-feira, 4, ele mesmo flagrou ambulâncias do SAMU paradas no HMM, e que os profissionais argumentaram que não poderiam sair da porta do hospital até que o paciente fosse retirado da maca deles para uma do próprio hospital. “Entrei no Pronto Socorro e confirmei três macas do SAMU com pacientes e permaneciam assim porque não havia maca disponível no HMM”, lamenta Frank.
Frank do Jardim União recorda que no dia 26 de dezembro último, após o Natal, havia apresentado esse problema ao prefeito municipal, Tião Miranda, solicitando que providenciasse mais macas para o HMM, para que esse problema fosse resolvido e as ambulâncias do SAMU estivessem sempre à disposição para atender a comunidade. “Vocês não imaginam como é sofrido para famílias carentes acionar o SAMU na madrugada e não receber resposta positiva por falta de uma maca no hospital. Essa é uma coisa pequena e mesmo assim não conseguem resolver. Imaginem se é uma coisa grande”, compara o vereador.
Ele aproveitou para lamentar que o atendimento no HMM continua de péssima qualidade para milhares de marabaenses, principalmente à noite, quando profissionais deixam de atender pessoas em condições de saúde fragilizada para descansar.