Vereador sugere criação de app municipal de transporte

por André da Silva Figueiredo publicado 23/03/2022 14h45, última modificação 23/03/2022 14h45

Durante a sessão desta terça-feira, 23 de março, o vereador Marcelo Alves destacou que está agendando uma viagem ao lado dos colegas Cabo Rodrigo e Raimundinho do Comércio para visitar a cidade de Araraquara, interior paulista, para verificar o funcionamento de um aplicativo de transporte de passageiros criado pela gestão municipal, pelo qual tem desenvolvido um trabalho diferente e rendido bons frutos naquela cidade.
O vereador disse que nos tempos atuais se vive em um momento de crescimento tecnológico, e que Marabá precisa acompanhar essa modernidade e trazer bons exemplos de outras cidades e regiões. “Embora sejamos uma cidade de 300 mil habitantes, estamos atrás de muitas outras por não nos adaptarmos às ferramentas tecnológicas existentes”.
Marcelo salientou que há um drama em relação aos motoristas que trabalham por aplicativo, popularmente conhecidos com ubers, 99, cujas plataformas chegaram para ajudar no transporte, mas que atualmente é quase inviável para quem trabalha, pois a empresa, que é multinacional, não faz nenhum investimento no veículo e nem contribui com os operadores, que não têm direitos trabalhistas. Com isso, todo o custo fica para o motorista.
“Neste sentido, a Prefeitura de Araraquara fez um negócio interessante, o próprio poder público criou uma plataforma, gerida por ele mesmo, em que o motorista que trabalha com essa ferramenta fica com 95% do que é faturado. Aqui, me parece que ficam apenas com 60% ou 40%, entre uber e 99. Isso é totalmente inviável. Entramos em contato com a gestão de lá e recebemos o convite para conhecermos esse app e iremos trazer o debate para Marabá. É uma ideia que a gente precisa inovar, vamos tentar fazer essa ponte para analisarmos se há viabilidade”.
O parlamentar ainda opinou que a iniciativa deveria ser da gestão municipal de Marabá. “Tem tanta coisa boa acontecendo e ninguém vai atrás de nada, todo mundo dormindo no seu cargo”, criticou.
SAIBA MAIS
Araraquara passou a contar com seu próprio aplicativo de transporte privado urbano a partir de 3 de janeiro deste ano. Trata-se do Bibi Mob, que oferece um serviço parecido com as plataformas que funcionam atualmente, permitindo a busca por motoristas baseada na localização e oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.
O Bibi Mob descontará apenas uma porcentagem em torno de 5 a 7% do valor da corrida para manutenção do software, da plataforma, ou seja, aproximadamente 95% da corrida vão ficar para o motorista. A cooperativa tem ainda diversas parcerias, com descontos em serviços que o motorista utiliza no dia a dia, como consertos de pneus, autocenter, lava-rápido e guincho.