Vereadores clamam por apoio ao setor cultural

por André da Silva Figueiredo publicado 28/04/2021 08h34, última modificação 28/04/2021 08h34

Um dos segmentos mais afetados durante toda a pandemia - o setor cultural - passa por dificuldades, visto que foi um dos primeiros a parar em meio ao avanço do novo coronavírus e até hoje sofre com restrições impostas como medidas sanitárias para conter o vírus.
A vereadora Vanda Américo julgou necessário que a Câmara inicie uma discussão para ver de que forma pode ajudar o setor nesse momento delicado. Para ela, pode ser realizada uma live para arrecadar fundos ou alimentos para eles mesmos distribuírem para quem mais precisa. “Essa live dá resultado, vamos chamar os artistas, para que possamos arrecadar recursos e ajudar o pessoal da cultura. Essa é uma forma de a Câmara ajudar e incentivar a sociedade a participar. Esse setor foi muito afetado em todo o mundo e não foi diferente aqui. Podemos envolver muita gente nessa ideia”.
O vereador Coronel Araújo manifestou apoio à ação e vê que a categoria merece respeito e consideração. “Temos de discutir a forma como conseguimos arrecadar verba para essa classe. Precisamos avaliar ideias e sugestões sobre isso, envolvendo o setor privado. Eles têm muito a contribuir e acho importante termos uma reunião para debater a temática”.
O presidente da Casa, vereador Pedro Corrêa, disse que o segmento do setor cultural tem encontrado muita dificuldade, pois desde o início da pandemia foi o único que não teve flexibilização. “É urgente a demanda. Vou marcar uma reunião para a gente debater o formato dessa ação, mas com o respaldo legal da assessoria contábil e jurídica desta Casa”.
Pedro Corrêa destacou que é necessário que o município disponibilize uma espécie de auxílio emergencial para o segmento. “Nós temos uma responsabilidade de cobrar o Executivo por um auxílio para essa classe. Já houve uma solicitação do vereador Ilker Moraes para que o Executivo ofereça o auxílio, e eu entendo que o município poderia dar esse suporte, a exemplo do que já aconteceu em outros municípios”.