Vereadores cobram secretário de Saúde pelo retorno das cirurgias eletivas

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 25/06/2025 13h12, última modificação 25/06/2025 13h12

 

 

A Sala das Comissões da Câmara Municipal de Marabá foi o local escolhido para que vereadores, representantes da sociedade civil organizada e o secretário municipal de Saúde realizassem uma avaliação das ações e do planejamento da Secretaria de Saúde nos primeiros seis meses da gestão do prefeito Toni Cunha.  A reunião ocorreu na tarde da última segunda-feira (23).

Muitos vereadores saíram decepcionados com o que foi apresentado pelo secretário Werbert Ribeiro Carvalho. Na visão dos parlamentares, questões fundamentais como a retomada das cirurgias eletivas, a contratação de especialistas e a escassez de medicamentos avançaram pouco ou quase nada. Diante do exposto pelo secretário, praticamente não há respostas concretas para os problemas emergenciais que afetam a população.

Os vereadores ressaltaram que o município está há seis meses sem realizar cirurgias eletivas, e a fila de espera já ultrapassa sete mil pacientes. Destacaram ainda que é fundamental que a gestão priorize o retorno desses atendimentos, pois a situação está se tornando insustentável. Diariamente, diversas pessoas procuram os parlamentares relatando a demora nos atendimentos, o que tem agravado muitos casos.

De acordo com o secretário de Saúde, Werbert Ribeiro Carvalho, atualmente a fila de espera gira em torno de 6.500 a 7.000 pacientes. Ele explicou que havia um contrato com o Hospital Santa Terezinha, válido até dezembro de 2024, que não foi mantido pela atual gestão. Mas, que um novo processo está sendo concluído e os atendimentos devem voltar a acontecer dentro de, no màximo, 90 dias