Vereadores cobram solução após interdição da estrada da Vila Itainópolis e exigem ações da Vale

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 16/10/2025 10h11, última modificação 16/10/2025 10h11

 

 

A interdição da estrada que dá acesso à Vila Itainópolis, a cerca de 75 quilômetros da sede de Marabá, mobilizou vereadores e o secretário municipal de Obras Públicas, Ítalo Ipojucan, em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15), na Sala de Comissões da Câmara Municipal. O encontro foi solicitado pela vereadora Vanda Américo (União), após moradores bloquearem o trecho na terça-feira (14) em protesto por melhorias que, segundo eles, são de responsabilidade da Mineradora Vale.

Os moradores reivindicam a revitalização da estrada vicinal, a reconstrução de pontes e a reforma da caixa d’água e do posto de saúde da vila.

Ao abrir a reunião, Vanda Américo destacou a urgência da pauta e o impacto social da interdição. “Quero parabenizar esse momento, pois nessa legislatura estamos tendo mais uma reunião dessa natureza, que prima pelo bem-estar da sociedade. Todos os moradores daquela região sofrem anualmente com a piora das estradas, e a Mineradora Vale, que tem uma responsabilidade ali, não tem honrado seus compromissos. Esse assunto é de interesse social, e enquanto vereadora do município de Marabá, é obrigação minha lutar pelos anseios daquela população. Não podemos deixar a Vale se eximir de uma responsabilidade que é dela, e exigimos que providências sejam tomadas”, enfatizou.

Na mesma linha, o vereador Márcio do São Félix (PSDB) afirmou que as manifestações da comunidade são legítimas e refletem anos de descaso.

“As pessoas que habitam aquela região sofrem de diferentes maneiras, muito por conta dessa negligência por parte da Companhia Vale. Essa reivindicação social é plausível, pois só essas pessoas sabem o que passam com a deterioração daqueles aparelhos. Parabéns pela mobilização e, principalmente, pelos resultados alcançados. A população de Marabá agradece”, destacou.

Durante sua fala, o secretário Ítalo Ipojucan informou que a Prefeitura mantém diálogo com a Vale desde junho, mas que entraves burocráticos têm dificultado avanços.

“Esse debate com a Vale é muito difícil. As questões burocráticas da empresa são muito grandes. Em 11 de junho, tivemos uma reunião com o Ministério Público e seus executivos, visando elucidar essa situação da estrada da Itainópolis. As condições da vila são deficitárias, envolvendo pavimentação, saneamento e estruturação das vias. A Vale se comprometeu a fazer a pavimentação do trecho da Vila Sororó até a Itainópolis, que é de 45 quilômetros, o que infelizmente não aconteceu até o momento”, relatou.

Ítalo também anunciou que, diante da demora da mineradora, a Prefeitura de Marabá vai assumir a reforma da caixa d’água e da Unidade Básica de Saúde da vila.

“A Mineradora Vale nos informou que iria realizar as obras de reformulação dos aparelhos existentes na vila, no caso, a caixa de abastecimento de água e a UBS, porém só poderia realizar esse serviço após a contratação de uma empresa terceirizada, o que iria demorar bastante. Diante disso, a Prefeitura de Marabá irá assumir o compromisso de recuperação desses elementos”, explicou.

Como encaminhamento da reunião, foi informado que, após tratativas envolvendo o Ministério Público, a Prefeitura, representantes da Vale e lideranças comunitárias, decidiu-se pelo desbloqueio da estrada. A mineradora se comprometeu a iniciar as obras de revitalização no dia 3 de novembro, restabelecendo o acesso dos moradores às suas comunidades.