Vereadores criticam problemas de energia elétrica em vários bairros de Marabá

por André da Silva Figueiredo publicado 01/12/2021 09h18, última modificação 01/12/2021 09h18

Uma das empresas mais criticadas pelos vereadores, a Equatorial Energia tem recebido muitas reclamações por parte dos parlamentares e da população, de uma forma geral.
Revoltado com a situação, o vereador Aerton Grande chamou a atenção para um fato que está ocorrendo, sistematicamente, em Morada Nova, que é a falta energia. “Quando dá um vento em Belém falta energia em Morada Nova. A reclamação é generalizada, os hotéis estão perdendo clientes, donos de padarias e frigorífico vendo mercadorias se estragarem”.
Na avaliação do vereador, a empresa tem tratado o bairro com muito descaso. “Não há condições de todos os dias, no mesmo horário, faltar energia. O valor cobrado é exorbitante e nessas idas e vindas estão queimando aparelhos de televisão, geladeira e as lâmpadas dos postes. Estamos aqui para cobrar e o vereador é o para-choque da sociedade. O cidadão não consegue dormir porque faz muito calor com essa falta de energia”.
Aerton ainda cobrou que a Equatorial termine o trabalho iniciado na comunidade Murumuru. De acordo com ele, colocaram os postes praticamente no meio da rua e não terminaram o serviço. “Mas a taxa de iluminação é cobrada. Se a população continuar a tomar prejuízo, vamos reagir”, advertiu.
Márcio do São Félix também cobrou a fornecedora de energia elétrica. O vereador destacou que em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano, foi tratado com a empresa sobre a legalização da energia do Residencial Magalhães e a falta de energia do Bairro Novo Progresso.
Segundo ele, a falta de fornecimento no Bairro Novo Progresso é recorrente e tem como causa ligações irregulares do Residencial Magalhães. O parlamentar disse ser necessário resolver a questão para que, tanto o Novo Progresso quanto o Magalhães, deixem de sofrer com problemas de energia. “Os moradores querem uma energia de qualidade, pagar normalmente seu consumo e sair da ligação clandestina”.
A direção da Equatorial disse, na mesma reunião, que tem interesse em resolver o dilema do Residencial Magalhães, e que até mesmo solicitou autorização da Justiça Federal para instalar sistema regular no bairro, onde houve ocupação de residências do Minha Casa Minha Vida, mas até agora não houve decisão.
Elza Miranda lembrou a fala do vereador Miguelito, que sempre diz que a Equatorial é um problema para Marabá. De acordo com ela, a fornecedora de energia presta um serviço ruim, por isso é tão criticada. “Quem paga a Equatorial são os consumidores. Concordo com o vereador Miguelito, é sim uma das maiores inimigas da população do Pará e de Marabá”, finalizou Elza.