Vereadores elogiam inauguração da ala oncológica do Hospital Regional

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 09/04/2024 12h55, última modificação 09/04/2024 14h52

Na sessão desta terça-feira, 9, vários vereadores elogiaram a inauguração da ala oncológica do Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, em cerimônia ocorrida no dia 2 deste mês, conforme o governador Helder Barbalho havia prometido.

Quem trouxe o assunto ao Parlamento foi a vereadora Dra. Cristina Mutran (MDB), que elogiou a inauguração da ala oncológica do Hospital Regional. Ela lembrou que essa era uma das grandes demandas que políticos e lideranças comunitárias lutavam há muitos anos, mas sem sucesso. “Batemos na mesma tecla junto com movimento de mulheres. Finalmente, agora, foi entregue no dia 2 de abril, véspera do aniversário de Marabá. Ainda não temos a ala de radioterapia, mas ela também será implantada. Por enquanto, temos serviços de clínica, parte cirúrgica e quimioterapia. Mas é importante lembrar que essa ala oncológica não vai atender apenas pacientes com câncer de Marabá, mas de 22 municípios da região”, alerta.

O vereador Pedrinho Corrêa foi outro que enalteceu a chegada da ala oncológica ao HR, recordando a luta histórica de várias frentes de políticos, movimentos de mulheres e pacientes de câncer que se tratavam em outros municípios. “Primeiro foi implantada a hemodiálise, depois cobramos a hemodinâmica e, por último, a oncologia. A gente cobrava no passado, há 18 anos, todos esses serviços quando o hospital foi implantado. Agora, temos de ser justos. Temos de fazer referência a várias pessoas que ajudaram nessa discussão e luta, entre elas o médico Rodolfo Amoury, incansável para que Marabá pudesse oferecer esse tratamento pelo SUS aos munícipes. Agora, precisamos ampliar o número de leitos de UTI no Regional. A demanda é cada ano maior e a gente precisa cobrar esse serviço”, disse Pedrinho.

Ele também elogiou a construção do Hospital Materno Infantil regional, que está em obras pelo governo do Estado, a pedido da Câmara Municipal de Marabá. “Solicitamos que o Estado construísse um Hospital Materno Infantil ou estadualizasse o atual, HMI. O governador tomou uma decisão sensata, aumentando o número de leitos em outra unidade de saúde, nova e moderna”, finalizou Pedrinho.

Em 18 anos de luta, Vanda Américo avalia que muitas vidas se perderam porque não havia tratamento contra o câncer em Marabá. “Temos de continuar lutando por mais políticas públicas como esta”, disse ela.

O vereador Márcio do São Félix foi outro que enalteceu o serviço da ala oncológica do Regional e parabenizou todos os envolvidos historicamente nessa conquista. “Este é um momento histórico importante para todos nós. Todos cobramos, cobramos, e agora está aí à disposição da população”, elogiou.