Vereadores fazem homenagem ao padroeiro de Marabá pela 3ª vez

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 12/11/2024 11h54, última modificação 12/11/2024 11h54

Antes da abertura da sessão ordinária desta terça-feira, dia 12, a Câmara Municipal recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a imagem do padroeiro de Marabá, São Félix de Valois, com a participação do bispo diocesano, Dom Vital Corbellini, e também do padre Ademir Antônio Gramelik, titular da Paróquia de São Félix, na Marabá Pioneira.

A visita foi solicitada pela Igreja ao Poder Legislativo, com apresentação de Decreto Legislativo pelo vereador Pedrinho Corrêa para a visita anual da imagem do padroeiro da cidade. Dezenas de católicos e até evangélicos participaram da celebração, que durou cerca de 1 hora.
O presidente da Câmara, Alecio Stringari, anunciou que o vereador Coronel Araújo apresentou projeto de lei que declarou a Corrida de São Félix como patrimônio cultural de Marabá; a Dra. Cristina Mutran foi autora do projeto que declarou o Festejo de São Félix como patrimônio histórico e cultural de Marabá; e o vereador Ronaldo da 33, autor do projeto de lei que declarou Igreja de São Félix como patrimônio histórico e cultural do município de Marabá.
Por sua vez, o padre Ademir Gramelik falou sobre a trajetória de São Félix e de como ele tem impactado a comunidade de Marabá por seu exemplo de dedicação às pessoas carentes. Depois de lembrar de vários milagres já confirmados em nome do padroeiro, ele conclamou os presentes para rezar a “Oração de São Félix”.
Para finalizar, padre Ademir lamentou que a chuva intensa de segunda-feira, dia 11, tenha causado danos em boa parte do forro da Igreja de São Félix, que acabou caindo. “Vamos iniciar uma campanha para recuperar esse patrimônio histórico de Marabá com a originalidade do templo. E vamos precisar da ajuda de vocês, vereadores”, conclamou o pároco.
Pedro Corrêa, autor do projeto de homenagem a São Félix de Valois na Câmara, reconhece o valor do padroeiro, que há várias décadas dignifica o povo católico em Marabá, servindo como referência regional.
Ele lembrou que o Parlamento trata de muitas discussões políticas e administrativas da cidade, e que é importante que haja um momento espiritual para abençoar a Casa e os parlamentares. Disse que a atual legislatura ajudou muito o município de Marabá e espera que todos os presentes à cerimônia na Câmara possamos seguir os exemplos de São Félix, abdicando da arrogância.
O bispo diocesano Dom Vital Cobrelini rememorou a biografia de São Félix, que nasceu em Paris, era de família de reis, e que tinha sempre a sua disposição todo luxo que a realeza oferecia. “Desde menino manifestou sua identificação com o sacerdócio, e sempre se importou com os pobres e necessitados. Ele renunciou a tudo pelo sacerdócio. Foi uma pessoa que amou a Jesus Cristo e a Igreja. Ele nos ensina a amar Cristo e as pessoas mais necessitadas”, sustentou.
O vereador Márcio do São Félix disse que fica feliz em celebrar o festejo de São Félix, que já foi um dos maiores eventos de Marabá. “E até hoje temos essa festividade em comemoração ao nosso padroeiro. Nos últimos quatro anos vimos uma presença maior da comunidade católica na Câmara. Agradeço a Deus por este momento, e gosto muito de ser católico”.
A vereadora Cristina Mutran disse que é uma grande satisfação estar recebendo a imagem do padroeiro São Félix de Valois, na Câmara, assim como ocorre a visita de Nossa Senhora de Nazaré. “Tive a honra de dar entrada no projeto de lei que declara como patrimônio imaterial do município de Marabá o festejo de São Félix. Esse sempre foi um momento de festejo e confraternização, e a arrecadação era usada para a igreja para as obras que realiza. Queremos que São Félix abençoe esta Casa”, agradeceu.
Vanda Américo acredita que a Imprensa precisa massificar a divulgação do Dia de São Félix por sua importância para a cidade. “Essa celebração precisa se popularizar pela cidade inteira, para não ficar restrita à Velha Marabá. O 20 de novembro, festejo, sempre foram muito concorridos durante os 9 dias. Essa é uma das nossas grandes festas religiosas.
“Cultura se faz assim, independente de qual religião a pessoa pertence. É preciso um maior envolvimento e divulgação dos motivos do feriado e do padroeiro da nossa cidade. Só se consolida a cultura dando sequência nos trabalhos realizados”, finalizou.
Ao usar a palavra, o presidente da Câmara, vereador Alecio Stringari, lembrou que Marabá é uma cidade com potencial grande, economicamente, mas é necessário humanizar mais as relações, com ajuda aos necessitados. “O Poder Legislativo agradece muito as igrejas pelo trabalho social e evangelizador que realizam em nosso município. Que São Félix de Valois e Nossa Senhora de Nazaré possam proteger esse Parlamento, que tem uma grande responsabilidade perante a população de Marabá”, disse ele.