Vereadores participam do 1° Seminário de Turismo de Marabá

Evento busca discutir modelo de desenvolvimento pela atração de turistas para o município

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, no Plenário da Câmara Municipal, o 1° Seminário de Turismo de Marabá, com o tema Desenvolvimento e Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Comercial de Marabá (ACIM), Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SINDHOTEL) e do Conselho Municipal de Turismo, com o apoio da Câmara Municipal de Marabá, Governo do Estado do Pará, entre outros.

O evento contou com a participação dos vereadores Miguel Gomes Filho, Vanda Américo, Coronel Araújo, Pedro Correa (um dos idealizadores do seminário) e Ilker Moraes.

A programação tinha o objetivo de fortalecer as parcerias públicas, criando perspectivas sociocultural e ambiental, explorando melhor e desenvolvendo o potencial turístico, criando um instrumento de desenvolvimento, promoção e diversidade cultural e econômica para Marabá, região e o Estado. Um dos palestrantes foi Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, que falou sobre o Plano Estadual de Turismo; a diretora do núcleo de gestão e regularidade ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade discorreu sobre o desenvolvimento e sustentabilidade no turismo; Virgílio Carvalho, diretor da Confederação Nacional do Turismo, falou sobre a Captação de Eventos e Noé von Atzingen, presidente da Fundação Casa da Cultura, discursou sobre a revitalização e reestruturação do patrimônio histórico cultural e natural de Marabá

O seminário foi uma ferramenta para um grande debate de políticas envolvendo o turismo, elegendo prioridades de atuação para elevar a oferta e o mercado turístico regional.

A direção do evento ficou sob a responsabilidade do presidente do SINDHOTEL, Dauro Remor, que se manifestou sobre o objetivo central do encontro, que na visão dele, é  melhorar a qualidade de vida e o turismo no contexto nacional e regional.

Carlos Brito, secretário Municipal de Meio Ambiente, disse que o turismo deve ser baseado no desenvolvimento e sustentabilidade. Falou que o turista vem para os locais limpos e onde se tem o respeito pela natureza. “Vemos a questão do turismo como fundamental ao município, e espero que o seminário contribua para alavancar o setor, trazendo sustentabilidade à política de turismo no município”.

João Chamon Neto, deputado estadual, membro da Comissão de Turismo e presidente da Frente Municipalista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) reconheceu que este é o momento importante para se discutir um dos temas mais relevantes do município Marabá: o turismo. Disse que há falta de políticas públicas voltadas para este segmento e reconheceu que há necessidade de se rediscutir a vocação turística do Estado.

Para Chamon, faltam ações legais para que se possam amparar o crescimento do mercado turístico no Estado. Chamon citou o Festival da Canção em Marabá (Fecam) e o Maraluar, dois eventos que atraíam muitos turistas e levavam o nome de Marabá de forma positiva para o resto do país, mas que deixaram de ser realizados por falta de vontade dos governantes.

Ao final do seu discurso, o deputado ainda revelou uma proposta de emenda à Constituição do Estado do Pará (PEC), com um capítulo inteiro destino ao segmento turístico. “Esse importante setor para a economia do Estado é simplesmente ignorado na atual versão da Carta Magna do Estado, o que impede o avanço das políticas públicas voltadas para a promoção do turismo”.

Outro deputado estadual presente ao evento, Tião Miranda avaliou que o turismo é a maior indústria do mundo e ponderou que Marabá tem todas as condições para fomentar o turismo. Para ele, essa visão administrativa é importante para que os espaços públicos sejam valorizados, citando a orla, que na visão dele precisa ser revitalizada e limpa.

Tião ainda citou o Centro de Convenções de Marabá, que está sendo construído pelo Governo do Estado, antecipando que será uma importante ferramenta para o desenvolvimento do setor turístico da região, proporcionando novas perspectivas para o mercado.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, classificou o Marluar como a maior festa cultural que Marabá já teve. “Se o turismo for impulsionado desenvolve o município de forma dobrada. Ele vê no segmento um importante aliado para o desenvolvimento econômico e social de Marabá”.

Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, avalia que há várias matéria primas que precisam ser trabalhadas - naturais e culturais - do Estado e município. “Temos o desafio de fazer o turismo como atividade econômica no Brasil. Turismo empreendedor, como uma visão moderna e experiente da importância do segmento. Nossos palestrantes têm muita expertise no assunto. Eles vêm conversar com os ativistas do segmento turístico para amadurecermos um processo de organização e compreensão do turismo como atividade econômica” disse o secretário.

Virgílio Carvalho, diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) contribuiu com a palestra de capacitação de eventos, discorrendo sobre a experiência de gestão de um centro de convenções, como o que será inaugurado em Marabá em breve. Disse que o turismo pertence a todos e abre oportunidade para que trabalhadores se tornem empresários, ou seja, ascendem na carreira. Também falou sobre o turismo como gerenciador de empresas, emprego e renda e enfatizou que a cidade que não for boa para quem vive nela, não será boa para quem a visita. Para ele, é importante que todos sejam agentes de comunicação da cidade e que é preciso que haja produtos com características e diferenciais com identidade regional. “O que se gasta com o turismo fica na cidade. É uma economia distributiva e o diferencial competitivo é um tripé de atendimento, com qualidade e encantamento”.