Vereadores pedem informações ao prefeito interino e convocam secretários

Na primeira sessão após o recesso de julho, Câmara convoca três secretários e convida Luiz Carlos Pies para prestar esclarecimentos

Com o Plenário lotado, a primeira sessão do mês de agosto, realizada nesta terça-feira, dia 2, após o recesso parlamentar, foi marcada por vários assuntos em pauta. Os vereadores dedicaram bastante tempo a uma denúncia feita através de uma rede social pelo prefeito em exercício Luiz Carlos Pies, o qual informou que pretende ingressar com ações na Justiça contra o prefeito titular, João Salame Neto e alguns de seus secretários por irregularidades identificadas pelo primeiro na gestão do segundo.

Quem primeiro abordou o assunto foi a vereadora Vanda Américo, disse que Luiz Carlos tem de mandar todas as provas para a Câmara afim dos vereadores verificarem e tomarem as providências necessárias. “Se não fizermos isso, a sociedade vai nos atribuir conivência. Esse Poder tem de agir energicamente. Não vamos permitir que, durante este resto de mandato, o futuro de nossas crianças fique em risco”.

Ela também foi a primeira a criticar a atuação de Luiz Carlos Pies com publicação de um grande número de decretos. “Não podemos deixar um prefeito legislar a cidade por decreto. Prefeito só vai até onde o Legislativo permite. Não podemos permitir que um prefeito dê desculpa esfarrapada e não respeite a Câmara e não aconteça absolutamente nada”, afirmou Vanda.

O vereador Pedro Correa também exigiu informações por parte do prefeito em exercício em relação às denúncias que fez em redes sociais e também opinou que a Câmara não pode aceitar prefeito que governo por decreto. “Estou em primeiro mandato, mas vejo a irresponsabilidade e falta de reconhecimento da importância Câmara por parte do Executivo. Não podemos mais viver esse pesadelo. Estou envergonhado por essa situação”, afirmou.

Outro que lamentou a atual situação do município foi Guido Mutran. Disse que esta semana participou de reunião com o prefeito interino Luiz Carlos Pies, que queria fechar escola na Santa Rosa e a comunidade foi pega de surpresa. “A economia que iria fazer era muito pequena perto do prejuízo que está dando à comunidade. Alugam-se prédios por valores exorbitantes, e como fala tanto em economia, se já distribuiu mais de R$ 1 milhão a entidades?”, questiona Guido.

Mutran lembrou que na nota divulgada esta semana o prefeito também denunciou que muitas obras já foram pagas sem terem sido iniciadas na Secretaria de Educação. “Cada reunião que ele (Luiz Carlos) faz com a comunidade apresenta uma denúncia. Por que não envia à Câmara, para investigar? Ele precisa apresentar os erros que encontrou. As denúncias são graves e precisam ser investigadas por esta Casa”, enfatizou.

O vereador Guido também apresentou sugestão, acatada posteriormente pela Presidência da Casa, para uma convocatória para os secretários de Educação, Saúde e Administração apresentarem aos vereadores a real situação de suas pastas, além de encaminhar convite ao prefeito em exercício para ir à Câmara prestar esclarecimentos.