Vereadores vão ao MP participar de audiência contra desmandos da Celpa

por claudio — publicado 29/10/2013 15h34, última modificação 14/04/2016 09h11
Eles também se mobilizam para fortalecer passeata de quinta-feira contra a concessionária de energia

O tema principal da sessão ordinária desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Marabá, foi a permanente cobrança abusiva de tarifas por parte da Rede Celpa a centenas de pessoas em Marabá. Essa temática mobilizou os vereadores a participarem amanhã, quarta-feira, 30, de uma reunião no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) para discutir com promotores da região sudeste do Pará as denúncias que se avolumam em todas as cidades contra a Celpa.

A intenção do MP é congregar todos os promotores do Polo Marabá, para que eles apresentem as demandas que recebem em seus municípios contra a Rede Celpa e, a partir daí, definir que tipo de medida judicial em conjunto será tomada contra a empresa. A promotora de Defesa do Consumidor enviou cópia da ata da audiência pública ocorrida na Câmara Municipal no mês de setembro para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), entre outros órgãos, mostrando como a sociedade local está mobilizada para enfrentar a concessionária de energia.

A vereadora Júlia Rosa lembrou os colegas que a reunião no MP é um desdobramento da audiência pública com a Celpa e reconheceu a indignação de todas as autoridades com os aumentos abusivos da Celpa em relação à tarifa de energia elétrica. “Produzimos energia e pagamos mais caro por esse serviço e agora vivenciamos esse tipo de comportamento da empresa, que arrecadou o que pode no Pará para investir fora do Estado” A nossa população paga um preço tão alto, é importante que os vereadores estejam nessa audiência”, conclamou.

O vereador Leodato Marques (PROS) pediu que se cobre na reunião com o Ministério Público que a Celpa seja proibida de cortar energia por valores exorbitantes, até mesmo na zona rural. “O mais preocupante é que se o cidadão não pagar o valor exorbitante, o nome dele ainda vai para SPC/Serasa”, ironiza Leodato.

Por sua vez, o Guido Mutran, que havia solicitado a audiência pública com a Celpa, lembrou que já tinha sido advertido que a concessionária está cobrando de muitos consumidores uma conta baseada na média dos três últimos meses. “Quando se vai ao escritório para reclamar, a empresa só dá opção de parcelamento, alegando que se trata de débitos acumulados”, critica.

Guido conclamou os colegas a participarem também do movimento popular que está organizando uma passeata que deverá contagiar toda a cidade. “Estarei de cara pintada para protestar. Estamos sendo extorquidos pela Celpa”.

O vereador Pedro Souza também lamentou a forma como a Celpa vem tratando o povo de Marabá, com energia sem qualidade, vários apagões acontecendo e uma tarifa exorbitante. “Isso é uma afronta muito grande contra nosso povo. Temos a obrigação de acompanhar essas discussões no Ministério Público”, salientou.