Vereadores visitam obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins
Iniciada em 2022 e com perspectiva de entrega para 2027, a nova ponte sobre o Rio Tocantins traz consigo, além de uma estrutura gigantesca e muita expectativa por parte daqueles que precisam atravessar o rio todos os dias pela antiga ponte. A mineradora Vale, responsável pela obra, convidou os vereadores da Câmara Municipal de Marabá para uma visita técnica nas estruturas da nova ponte, a fim de expor mais detalhes sobre o processo de construção.
A visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), e contou com a presença de 7 parlamentares: Ilker Moraes (MDB) e presidente do Parlamento; Maiana Stringari (PDT); Márcio do São Félix (PSDB); Miterran Feitosa (REPUBLICANOS); Vanda Américo (UNIÃO); Marcelo Alves (PT); Jocenilson Silva (PRD); e Marcos Andrade (PSD).
Inicialmente, os vereadores mantiveram reunião com os executivos da mineradora, os quais expuseram o estágio em que a construção se encontra e quais serão seus próximos passos. Posteriormente, eles falaram sobre o efetivo profissional e os cargos que ali existem, afirmando que, atualmente, a obra conta com 2.500 funcionários, e que a maioria deles é de Marabá.
O presidente da Casa de Leis, vereador Ilker Moraes, ressaltou a importância da obra, não só para a Cidade de Marabá, mas para toda região, já que todos os dias um grande fluxo de pessoas e bens transitam pela ponta atual. “É uma obra importante para a mobilidade regional, que dispõe de duas pontes, sendo uma rodoviária e outra ferroviária, onde a mineradora Vale faz um alto investimento, e obviamente, esperamos bons frutos após sua consolidação”, enfatizou.
Vanda Américo, que há 40 anos viu a construção da primeira ponte sobre o Rio Tocantins, afirmou que para ela enquanto parlamentar, é gratificante poder presenciar e participar da história que está sendo escrita mais uma vez, já que certamente, esse novo instrumento será de grande valia no processo de mobilidade das pessoas, bens e mercadorias. “Participei dos movimentos sociais para a construção da primeira ponte. Sabíamos da importância dela na vida das pessoas naquela época, bem como imaginamos que o grau de relevância dessa nova ponte será útil para os nossos cidadãos”, disse a parlamentar.
Márcio do São Félix, que é residente no Bairro São Félix, onde o canteiro de obras está instalado, ressaltou a importância de uma dinâmica inteligente na construção das vias de acesso ao vão central da ponte, pois segundo ele, isso irá “desafogar” o trânsito, melhorando a vida dos moradores locais.
“A nova ponte é muito bonita, com uma dimensão gigante e uma relevância inimaginável para a sociedade. Mas temos que pensar também no “quintal de nossa casa”, e isso deve ser feito através da idealização de vias de acesso inteligentes, que desafoguem o gargalo que é o trânsito do São Félix e os bairros mais próximos do Núcleo Nova Marabá”, alertou.
A vereadora Maiana Stringari disse se sentir surpresa com as dimensões do projeto, afirmando que por sua densidade, é impossível não afirmar que ele irá agregar de maneira positiva na rotina dos transeuntes. “Quando chegamos aqui, pudemos perceber o real tamanho desse projeto. É um “formigueiro humano”, onde todos estão empenhados em entregar para Marabá e região um estrutura para elevar nossa cidade a outro patamar”, disse Maiana.
Por sua vez, Marcelo Alves enalteceu a importância da visita dos parlamentares ao projeto, pois conforme pensa, o vereador é representante do povo, e é dever do mesmo manter a população informada do que é relevante. “Enquanto Câmara Municipal, estamos fazendo a nossa função, que é dialogar e fiscalizar, principalmente quando se trata de uma obra tão importante para nossa história. Seguiremos acompanhando para levar informações para todos os marabaenses”, afirmou Marcelo.
O vereador Miterran Feitosa afirmou que a consolidação de um projeto como este, que por muitos anos esteve no papel, é um marco histórico para Marabá, atendendo não somente as demandas da cidade, mas também de todos que usam a ponte atual como rota de passagem. “Estamos vendo a história sendo construída. Uma ponte com essa dimensão é um grande instrumento de desenvolvimento, e dará a Marabá novos holofotes diante do cenário nacional”, afirmou o vereador.