Vereadores visitam terminal de integração e embarque de cargas no Maranhão

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 01/12/2025 12h34, última modificação 01/12/2025 12h34

 

 

No período de 26 a 28 de novembro, os vereadores Márcio do São Félix (PSDB) e Jimmyson Pacheco (PL) estiveram em agenda oficial visitando o Distrito Agroindustrial da Ferrovia Norte-Sul, localizado na cidade de Porto Franco, no Estado do Maranhão. O momento teve como objetivo conhecer a dinâmica de funcionamento daquele espaço e verificar a viabilidade de instalação de uma estrutura semelhante no município de Marabá.

Com uma produção voltada ao transporte de grãos, principalmente soja, farelo e milho, o “Porto Seco”, como é conhecido, foi criado há 22 anos, dispondo de uma estrutura gigantesca. Transportando cerca de 4,5 milhões de toneladas por ano, o espaço abriga em sua infraestrutura algumas das principais multinacionais do segmento alimentício, como é o caso da holandesa Bunge, o que justifica sua importância para a região. No que tange à sua logística de operação, o pátio multimodal de cargas recebe produtos por meio de carretas provenientes das regiões vizinhas, que são transportados pela Ferrovia Norte-Sul até o Porto do Itaqui, em São Luís (MA).

Responsável pelo transporte dessa matéria-prima, a empresa VLI Multimodal S.A. opera em diversos estados do Brasil, dinamizando cada vez mais o transporte de bens in natura em todo o território nacional. Flávio Oliveira, especialista em relações institucionais da VLI, agradeceu a visita dos vereadores de Marabá ao terminal de integração, afirmando que esse modelo de operação é inteligente e promove agilidade ao transporte de cargas. “Foi um prazer receber a comitiva da Câmara Municipal de Marabá aqui no terminal integrador de Porto Franco. Hoje, recebemos cargas de granéis vegetais sólidos e as transportamos através da Ferrovia Norte-Sul até o Porto de Itaqui, em São Luís. Enxergamos esse modelo de transporte como algo dinâmico, integrando diversos modais logísticos e, por isso, imagino que o mesmo pode ser aplicado em outras regiões”, afirmou.

Em seu discurso, o vereador Jimmyson Pacheco valorizou o momento. Segundo ele, essa visita pode ser vista como o início de uma nova realidade para o município. Em seu ponto de vista, dadas as características de Marabá, esse modelo de transporte pode ser aplicado na terra de “Francisco Coelho”, sendo mais um fomento à economia local. “Enquanto representante do Poder Legislativo, me sinto feliz em estar visitando esse exitoso projeto. O Terminal de Integração de Porto Franco é uma realidade que dinamiza o transporte de cargas e agrega à economia da região. Vejo que Marabá pode muito bem receber uma estrutura dessas e, por isso, iremos lutar para que esse modelo se torne também uma realidade em nosso território”, destacou.

Visto como um entusiasta e apoiador do setor produtivo, Márcio do São Félix agradeceu aos administradores da VLI pela oportunidade de conhecer o espaço. Além disso, o parlamentar enfatizou a ideia de que Marabá dispõe de requisitos que a credenciam para receber uma estrutura semelhante, o que, ao seu modo de ver, irá agregar bastante à produtividade da região. “Enxergamos essa visita como o primeiro passo para levarmos um projeto semelhante a esse ao nosso município. Marabá é uma cidade com diversas condicionantes que nos permitem acreditar que isso pode se tornar, em um futuro próximo, uma realidade. Levaremos essa ideia adiante e trabalharemos de maneira conjunta, buscando sempre o melhor para nossa população”, concluiu.